Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palestra com Ronaldo Lemos aborda o setor da Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento do Estado



Impulsionar o conceito da economia criativa nas modalidades existentes no estado como forma de fortalecer e projetar a imagem de uma cultura viva e consolidada é mais uma estratégia do Governo de Rondônia para auxiliar o progresso do estado. Para ampliar o conhecimento sobre a tendência nacional e entender a importância e o funcionamento desse setor, técnicos estaduais e pessoas envolvidas com a economia criativa em Rondônia receberão no próximo dia 21, no Teatro Guaporé, o professor doutor especialista em tecnologia, cultura e propriedade intelectual, Ronaldo Lemos, que vai ministrar a palestra “Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento”.

A determinação do governador Confúcio Moura é a de possibilitar que técnicos responsáveis pelo desenvolvimento do estado e representantes do setor busquem os melhores caminhos para fortalecer o segmento. A economia criativa envolve setores voltados às expressões culturais como artesanato, arte popular e festa popular. Envolve também as artes visuais; audiovisuais como cinema, televisão e publicidade; design; moda; música; comunicação como TV e rádio; artes cênicas; lazer, entre outras.

Apesar de todos os segmentos que compõem o conceito terem representações no estado, o artesanato de Rondônia é o que mais se destaca. De acordo a coordenadora do Programa de Artesanato Brasileiro, instalado na Superintendência Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Sejucel), Wélida Sodré, os produtos possuem suas próprias características e representam a imagem do estado devido à utilização de matérias-primas da região. Ela explica que os artigos costumam ser o diferencial na hora de expor e comercializar, resultado que auxilia o desenvolvimento do turismo e a geração de renda, além de incentivar a cultura local. “Quando Rondônia participa de feiras, a ala que envolve artesanato e cultura indígena é a mais visitada. Nos produtos, há utilização de madeira, sementes de açaí, cipó, ouriço de castanha, entre outras, mostrando que a arte da semente é nossa cultura”, enfatizou a coordenadora.

De acordo com o secretário de estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), entre os objetivos do evento está fomentar o desenvolvimento setorial das atividades que compõem os segmentos da economia criativa e o desenvolvimento territorial, estimulando a valorização das redes, costumes, tradição e vocação do local. “A ideia é promover o desenvolvimento transversal, levando componentes da economia criativa a todos os segmentos e setores da economia, de forma a gerar valor, diferenciais e estimular a competitividade das empresas”, disse o secretário do órgão responsável pela realização do evento.

PALESTRANTE

A palestra, realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e a Fecomércio, abordará os conceitos, estratégias e tendências da economia criativa na visão e experiências de Ronaldo Lemos.

O palestrante é advogado, especializado em tecnologia, cultura e propriedade intelectual. Formado em direito pela Universidade de Havard (mestrado) e pela Universidade de São Paulo (graduação e doutorado). Foi professor visitante da Universidade de Princeton e é atualmente o representante do MIT Media Lab para o Brasil.

É sócio do escritório Pereira Neto Advogados, responsável pela área de internet, mídia e direitos autorais. Escreve semanalmente para Folha de São Paulo e mensalmente para a Revista Trip. Apresenta o programa Navegador na Globonews e é colaborador do Esquenta! É diretor do projeto Creative Commons e autor de vários livros e estudos. Foi um dos criadores do Marco Civil da internet, a lei criada para proteger direitos na rede. Ele também foi apontado pela Revista Superinteressante como um dos pensadores do século.


Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

Dra. Taíssa solicita à Seduc a inclusão de prontuário médico em escolas estaduais

A deputada estadual Dra Taíssa Sousa (Podemos) solicitou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil para recuperação de estradas vicinais em Nova União

O município de Nova União será beneficiado com uma emenda parlamentar do deputado estadual Alex Redano (Republicanos). Foi disponibilizado um recurs

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

Veja a análise do cenário político para as eleições de 2024 em Porto Velho, confira os nomes

À medida que as eleições municipais se aproximam em Porto Velho, a atenção se volta para os pré-candidatos que buscam se destacar nos diversos aspec

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marco Rocha

MPF emite parecer pela manutenção do mandato do Governador Marco Rocha

O MPF com atuação no TSE emitiu parecer em dois recursos propostos em face da decisão do TRE que julgou improcedente as ações que visavam cassar o m

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)