Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Zona da Mata discute Política Territorial


Representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil dos sete municípios integrantes do Território Zona da Mata reuniram-se na última sexta-feira (23), na sede da secretaria municipal de Agricultura de Rolim de Moura, para discutir a Política Territorial, com ênfase aos projetos voltados àquele território.

O secretário de Estado da Administração e coordenador político da Rede Nacional de Territórios em Rondônia, Rui Vieira de Sousa, esteve presente na ocasião.

O Território Zona da Mata compreende os municípios de Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Nova Brasilândia, Novo Horizonte, Rolim de Moura e Santa Luzia. Vieira explicou sobre a constituição dos sete territórios existentes em Rondônia, informando que a rede territorial é formada por dois representantes governamentais e dois da sociedade civil, em cada território.

Vieira explicou que a política territorial foi iniciada em 2003, pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os Territórios da Cidadania estão sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República e articula projetos com 22 ministérios.
 

Capacitação de Massa

O articulador político explicou que o Estado de Rondônia está totalmente territorializado com sete territórios: Madeira-Mamoré; Vale do Jamari; Central, Rio Machado; Vale do Guaporé; Zona da Mata e Cone Sul. Segundo ele, o espaço do território é um grande projeto de capacitação de massa com uma visão inclusiva. “O grande ganho do programa é a sua proposta de inclusão democrática paritária, que reúne o rural e o urbano, gente de todas as camadas, setores e experiências”, diz Vieira.

Ele explica que o governador Confúcio Moura é um entusiasta dessa política, “um modelo ideal para um governo participativo e que atinge a todos”, esclarece, citando que esse alinhamento fica mais próximo para se levar o desenvolvimento para a “casa do cidadão”.

Para Rui Vieira, o grande ganho do programa é justamente a convivência harmônica entre sindicatos, associações do campo e da cidade, instituições, garantindo as questões de gênero, a participação e representatividade de todos, podendo discutir-se desde a construção de escolas, estradas, rede de ensino, proposta energética, desenvolvimento local e rural, entre outros, explicando que todos os projetos e programas são articulados de acordo com os arranjos produtivos locais, com o estudo das cadeias produtivas e, as organizações podem acompanhar e participar desde a formulação até o acompanhamento final da implantação dos projetos.

Vieira também anunciou a vinda a Rondônia nesta terça-feira (27), do secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues Souza, que estará discutindo com os coordenadores dos territórios a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Territorial em Rondônia.

O secretário vem a Rondônia acompanhando o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas que, junto ao governador Confúcio Moura estará entregando 18 tratores para recuperação de estradas e escoamento da agricultura familiar; será feito também o lançamento em Rondônia da Rede Brasil Rural, plataforma virtual para organizar os empreendimentos da agricultura familiar. A solenidade será realizada no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto.

Estiveram presentes à reunião representantes de secretarias municipais de agricultura de Nova Brasilândia e Novo Horizonte; vereadores de Alto Alegre, Santa Luzia e Rolim de Moura, representantes indígenas de Alto Alegre; representante do prefeito e secretário regional do Governo em Rolim de Moura e a representante regional da Emater em Rolim de Moura. Todos elogiaram as iniciativas da política territorial e indicaram a necessidade de se agregar forças para fortalecimento dos programas destinados ao território. Também definiram, na ocasião, que vão formular pedido ao ministro Pepe Vargas, do MDA, para que inclua o Território Zona da Mata nas ações do ministério.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

A Prefeitura de Porto Velho convoca os profissionais da saúde aprovados em processo seletivo (regime celetista) nos termos do Edital nº 40/GAB/SEMAD/2

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)