Sexta-feira, 13 de agosto de 2010 - 08h41
O espetáculo de cores, luz e encantos começa hoje em Guajará Mirim
Começa nesta sexta feira 13, em Guajará Mirim o 16º Festival Folclórico Pérola do Mamoré também conhecido como “Duelo da Fronteira”, que reúne em disputa os Bois Bumbas Malhadinho e Flor do Campo.
Na última quarta feira a coordenação da festa realizou o sorteio que definiu qual o grupo que vai abrir o festival deste ano, ficando da seguinte maneira, de acordo com informação do Secretário de Cultura de Guajará Mirim Dayan Saldanha - Sexta - 13/08: Malhadinho; Sábado - 14/08: Flor do Campo; Domingo - 15/08 1º: Flor do Campo e 2º Malhadinho.
Segundo informações do Leonardo (Leo) Argentino diretor da BIA - Biblioteca da Integração da Amazônia empresa responsável pela produção do evento, a solenidade de abertura está marcada para acontecer às 19h30 com apresentações de grupos folclóricos bolivianos. “Estamos trazendo de volta o que há alguns anos acontecia na abertura desse Festival que era a integração dos grupos folclóricos boliviano com os grupos folclóricos de Guajará Mirim”, disse Léo.
O Boi Bumbá Malhadinho se tudo acontecer como o programado, inicia sua apresentação às 22h00. “Estamos prontos para mostrar o que Guajará tem de melhor em se falando de espetáculo de Boi Bumbá”, disse o presidente do Malhadinho Cleiton Lopes adiantando a nossa reportagem que o Boi Azul vai entrar na arena do Bumbódromo para ganhar mais um título, com o tema “Amazônia Sempre Viva”. Nove tribos estarão participando do desenvolvimento do tema que vai lembrar que a Amazônia precisa e deve ser preservada, ou melhor, deve permanecer sempre viva. A Maruja tem como Mestre o Celestino Lessa e conta com 100 integrantes que acompanham a Banda e o levantador de toadas Tany Melhem.
O Malhadinho vai apresentar o ritual Aurarekân Ererê Matibu da tribo dos índios Ajurus através de quatro módulos que formarão o cenário, onde o Pajé Cleiton Lopes vai desenvolver os trabalhos de pajelança.
A Cunhã Poranga Jennefer Souza vai se apresentar num cenário formado por oito (8) módulos, que representam a Floresta Amazônica.
A maioria das toadas que serão cantadas pelo Tany Melhem são de autoria do compositor paraense Naief Queiroz. “O Naief veio trabalhar na Usina de Jirau e por conhecê-lo de Juruti (PA) como compositor de toada para o Sairé, o convidei e ele aceitou fazer as toadas do Boi Malhadinho”, disse o artesão K-Bral.
A coordenação lembra que a entrada principal do bumbódromo este ano será pela rua Leopoldo de Matos. O passaporte para os três dias custa R$ 30 podendo ser parcelado em três vezes no cartão de crédito a venda a partir de hoje esta acontecendo na bilheteria do bumbódromo ou no prédio do Argentino em Guajará Mirim. O camarote custa R$ 2 Mil com direito a 15 camisetas e números para concorrer aos sorteios que serão realizados durante o festival.
Amanhã é a vez do Flor do Campo
O segundo dia do Festival Folclórico Pérola do Mamoré, sábado 14, vai apresentar na abertura, a dança das quadrilhas: “Matutos da Marechal” do Município de Candeias do Jamari e a campeã do Arraial Flor do Maracujá 2.010 “Os Caipiras do Rádio Farol”. As quadrilhas começam suas apresentações às 19h00. Cada uma tem apenas meia hora para dançar.
O Boi Bumbá Flor do Campo está previsto para entrar na arena do bumbódromo às 22h00 com o tema: Guajará Santuário de Cultura e Arte, que será desenvolvido através de seis (6) tribos mais a tribo dos dançarinos. O Boi Vermelho conta ainda com a Batucada integrada por 120 batuqueiros comandada pelo Mestre Fredson Martins e o levantador de Toadas Sandro Menacho.
O Boi Vermelho vai apresentar o Ritual “Marinivin” da tribo dos índios Matis também conhecidos como “Os Caras de Gato”, através de 15 módulos que vão formar sete (7) alegorias aonde o pajé Reginaldo Lopes vai desenvolver a pajelança. O artesão responsável pelas alegorias e cenários do bumbá que é coordenado pela Estelina é o Ednarte que conta com a parceria de sua esposa Dayan.
Os dois Bois voltam a se apresentar na noite de domingo a partir das 20h00.
A apuração do resultado acontece na segunda 16/08, às 16h, no bumbódromo, conforme prevê o regulamento.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil
Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal
A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade
As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri
Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)