Porto Velho (RO) quinta-feira, 24 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Zekatraca: Boi Malhadinho abre 16º Fetival de Guajará-Mirim no Duelo da Fronteira


 

O espetáculo de cores, luz e encantos começa hoje em Guajará Mirim

Começa nesta sexta feira 13, em Guajará Mirim o 16º Festival Folclórico Pérola do Mamoré também conhecido como “Duelo da Fronteira”, que reúne em disputa os Bois Bumbas Malhadinho e Flor do Campo.

Na última quarta feira a coordenação da festa realizou o sorteio que definiu qual o grupo que vai abrir o festival deste ano, ficando da seguinte maneira, de acordo com informação do Secretário de Cultura de Guajará Mirim Dayan Saldanha - Sexta - 13/08: Malhadinho; Sábado - 14/08: Flor do Campo; Domingo - 15/08 1º: Flor do Campo e 2º Malhadinho.

Segundo informações do Leonardo (Leo) Argentino diretor da BIA - Biblioteca da Integração da Amazônia empresa responsável pela produção do evento, a solenidade de abertura está marcada para acontecer às 19h30 com apresentações de grupos folclóricos bolivianos. “Estamos trazendo de volta o que há alguns anos acontecia na abertura desse Festival que era a integração dos grupos folclóricos boliviano com os grupos folclóricos de Guajará Mirim”, disse Léo.

O Boi Bumbá Malhadinho se tudo acontecer como o programado, inicia sua apresentação às 22h00. “Estamos prontos para mostrar o que Guajará tem de melhor em se falando de espetáculo de Boi Bumbá”, disse o presidente do Malhadinho Cleiton Lopes adiantando a nossa reportagem que o Boi Azul vai entrar na arena do Bumbódromo para ganhar mais um título, com o tema “Amazônia Sempre Viva”. Nove tribos estarão participando do desenvolvimento do tema que vai lembrar que a Amazônia precisa e deve ser preservada, ou melhor, deve permanecer sempre viva. A Maruja tem como Mestre o Celestino Lessa e conta com 100 integrantes que acompanham a Banda e o levantador de toadas Tany Melhem.

O Malhadinho vai apresentar o ritual Aurarekân Ererê Matibu da tribo dos índios Ajurus através de quatro módulos que formarão o cenário, onde o Pajé Cleiton Lopes vai desenvolver os trabalhos de pajelança.

A Cunhã Poranga Jennefer Souza vai se apresentar num cenário formado por oito (8) módulos, que representam a Floresta Amazônica.

A maioria das toadas que serão cantadas pelo Tany Melhem são de autoria do compositor paraense Naief Queiroz. “O Naief veio trabalhar na Usina de Jirau e por conhecê-lo de Juruti (PA) como compositor de toada para o Sairé, o convidei e ele aceitou fazer as toadas do Boi Malhadinho”, disse o artesão K-Bral.

A coordenação lembra que a entrada principal do bumbódromo este ano será pela rua Leopoldo de Matos. O passaporte para os três dias custa R$ 30 podendo ser parcelado em três vezes no cartão de crédito a venda a partir de hoje esta acontecendo na bilheteria do bumbódromo ou no prédio do Argentino em Guajará Mirim. O camarote custa R$ 2 Mil com direito a 15 camisetas e números para concorrer aos sorteios que serão realizados durante o festival.
 

Amanhã é a vez do Flor do Campo

O segundo dia do Festival Folclórico Pérola do Mamoré, sábado 14, vai apresentar na abertura, a dança das quadrilhas: “Matutos da Marechal” do Município de Candeias do Jamari e a campeã do Arraial Flor do Maracujá 2.010 “Os Caipiras do Rádio Farol”. As quadrilhas começam suas apresentações às 19h00. Cada uma tem apenas meia hora para dançar.

O Boi Bumbá Flor do Campo está previsto para entrar na arena do bumbódromo às 22h00 com o tema: Guajará Santuário de Cultura e Arte, que será desenvolvido através de seis (6) tribos mais a tribo dos dançarinos. O Boi Vermelho conta ainda com a Batucada integrada por 120 batuqueiros comandada pelo Mestre Fredson Martins e o levantador de Toadas Sandro Menacho.

O Boi Vermelho vai apresentar o Ritual “Marinivin” da tribo dos índios Matis também conhecidos como “Os Caras de Gato”, através de 15 módulos que vão formar sete (7) alegorias aonde o pajé Reginaldo Lopes vai desenvolver a pajelança. O artesão responsável pelas alegorias e cenários do bumbá que é coordenado pela Estelina é o Ednarte que conta com a parceria de sua esposa Dayan.

Os dois Bois voltam a se apresentar na noite de domingo a partir das 20h00.

A apuração do resultado acontece na segunda 16/08, às 16h, no bumbódromo, conforme prevê o regulamento.

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam