Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Voluntários do Projeto Rondon inicia atendimento em candeias do Jamari


 

Até o próximo dia 30 a população de Candeias Jamari estará sendo atendida pela equipe multidisciplinar do Projeto Rondon que está em missão no Estado de Rondônia batizada de Projeto Mamoré. O lançamento ocorreu no último sábado, 17, no auditório da faculdade Ulbra, em Porto Velho, e contou com a participação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do governador João Cahula, do prefeito de Candeias do Jamari, entre outras autoridades.

No município a equipe é formada por 24 estudantes universitários e quatro professores passarão 15 dias realizando ações assistenciais na área da saúde, gestão públicas, educação, esporte, sustentabilidade, além de cursos de informática, oficinas e palestras.

“Ficamos gratos em receber o auxílio deste que é o maior movimento voluntário do país. As ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon tem um alcance social muito grande por ser um projeto de extensão universitária com a concepção de intercâmbio entre estudantes e comunidades, órgãos governamentais e não-governamentais”, disse o prefeito Dinho Sousa.

E a soma de tudo isso, para ele, tem um saldo positivo por gerar, além de conhecimento, parcerias que contribuem na diminuição da desigualdade social em áreas de maior vulnerabilidade, mostrando por meio de pesquisa, estudo e prática, novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios atendidos.

A Proposta é fazer com que alunos do ensino superior de outros estados interajam com a vivência em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e por meio de oficinas, palestras e cursos, informar e propor novos olhares a problemas levantados pela equipe durante a intervenção, realizando trabalhos pontuais na cidade na tentativa de minimizar esses problemas.

Em Candeias do Jamari as ações iniciaram nesta segunda-feira, 19, com os cursos sobre informática (básico, avançado e aplicada); estratégia de atenção à saúde da família; urgência e emergência; capacitação em educação; capacitação em educação; violência no lar — ações de prevenção; saúde do idoso; manipulação e higienização de alimentos; empreendedorismo e liderança; e elaboração e financiamento de projetos.

Fonte: Shyley Saissem
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)