Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Voluntários do Projeto Rondon inicia atendimento em candeias do Jamari


 

Até o próximo dia 30 a população de Candeias Jamari estará sendo atendida pela equipe multidisciplinar do Projeto Rondon que está em missão no Estado de Rondônia batizada de Projeto Mamoré. O lançamento ocorreu no último sábado, 17, no auditório da faculdade Ulbra, em Porto Velho, e contou com a participação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do governador João Cahula, do prefeito de Candeias do Jamari, entre outras autoridades.

No município a equipe é formada por 24 estudantes universitários e quatro professores passarão 15 dias realizando ações assistenciais na área da saúde, gestão públicas, educação, esporte, sustentabilidade, além de cursos de informática, oficinas e palestras.

“Ficamos gratos em receber o auxílio deste que é o maior movimento voluntário do país. As ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon tem um alcance social muito grande por ser um projeto de extensão universitária com a concepção de intercâmbio entre estudantes e comunidades, órgãos governamentais e não-governamentais”, disse o prefeito Dinho Sousa.

E a soma de tudo isso, para ele, tem um saldo positivo por gerar, além de conhecimento, parcerias que contribuem na diminuição da desigualdade social em áreas de maior vulnerabilidade, mostrando por meio de pesquisa, estudo e prática, novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios atendidos.

A Proposta é fazer com que alunos do ensino superior de outros estados interajam com a vivência em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e por meio de oficinas, palestras e cursos, informar e propor novos olhares a problemas levantados pela equipe durante a intervenção, realizando trabalhos pontuais na cidade na tentativa de minimizar esses problemas.

Em Candeias do Jamari as ações iniciaram nesta segunda-feira, 19, com os cursos sobre informática (básico, avançado e aplicada); estratégia de atenção à saúde da família; urgência e emergência; capacitação em educação; capacitação em educação; violência no lar — ações de prevenção; saúde do idoso; manipulação e higienização de alimentos; empreendedorismo e liderança; e elaboração e financiamento de projetos.

Fonte: Shyley Saissem
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)