Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Voluntários do Projeto Rondon inicia atendimento em candeias do Jamari


 

Até o próximo dia 30 a população de Candeias Jamari estará sendo atendida pela equipe multidisciplinar do Projeto Rondon que está em missão no Estado de Rondônia batizada de Projeto Mamoré. O lançamento ocorreu no último sábado, 17, no auditório da faculdade Ulbra, em Porto Velho, e contou com a participação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do governador João Cahula, do prefeito de Candeias do Jamari, entre outras autoridades.

No município a equipe é formada por 24 estudantes universitários e quatro professores passarão 15 dias realizando ações assistenciais na área da saúde, gestão públicas, educação, esporte, sustentabilidade, além de cursos de informática, oficinas e palestras.

“Ficamos gratos em receber o auxílio deste que é o maior movimento voluntário do país. As ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon tem um alcance social muito grande por ser um projeto de extensão universitária com a concepção de intercâmbio entre estudantes e comunidades, órgãos governamentais e não-governamentais”, disse o prefeito Dinho Sousa.

E a soma de tudo isso, para ele, tem um saldo positivo por gerar, além de conhecimento, parcerias que contribuem na diminuição da desigualdade social em áreas de maior vulnerabilidade, mostrando por meio de pesquisa, estudo e prática, novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios atendidos.

A Proposta é fazer com que alunos do ensino superior de outros estados interajam com a vivência em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e por meio de oficinas, palestras e cursos, informar e propor novos olhares a problemas levantados pela equipe durante a intervenção, realizando trabalhos pontuais na cidade na tentativa de minimizar esses problemas.

Em Candeias do Jamari as ações iniciaram nesta segunda-feira, 19, com os cursos sobre informática (básico, avançado e aplicada); estratégia de atenção à saúde da família; urgência e emergência; capacitação em educação; capacitação em educação; violência no lar — ações de prevenção; saúde do idoso; manipulação e higienização de alimentos; empreendedorismo e liderança; e elaboração e financiamento de projetos.

Fonte: Shyley Saissem
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

MC Donald's vendeu, não entregou e não queria devolver o dinheiro, no PVH Shopping; jornalista teve que chamar a PM.

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

Prefeitura apresenta medidas para garantir eficiência na coleta de lixo

A Prefeitura de Porto Velho realizou, na tarde desta segunda-feira (10), uma coletiva de imprensa para apresentar as ações na gestão dos resíduos sóli

Porto Velho apresenta avanços e assume protagonismo na COP30

Porto Velho apresenta avanços e assume protagonismo na COP30

A Prefeitura de Porto Velho marcará presença na COP30, em Belém (PA), entre os dias 11 e 15 de novembro, consolidando um momento histórico para a ca

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

Nota Pública: Prefeitura de Porto Velho aplica multa ao Consórcio EcoPVH

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que, diante das reiteradas falhas na execução do serviço de coleta de resíduos sólidos desde o iníci

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)