Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Voluntários do Projeto Rondon inicia atendimento em candeias do Jamari


 

Até o próximo dia 30 a população de Candeias Jamari estará sendo atendida pela equipe multidisciplinar do Projeto Rondon que está em missão no Estado de Rondônia batizada de Projeto Mamoré. O lançamento ocorreu no último sábado, 17, no auditório da faculdade Ulbra, em Porto Velho, e contou com a participação do ministro da Defesa, Nelson Jobim, do governador João Cahula, do prefeito de Candeias do Jamari, entre outras autoridades.

No município a equipe é formada por 24 estudantes universitários e quatro professores passarão 15 dias realizando ações assistenciais na área da saúde, gestão públicas, educação, esporte, sustentabilidade, além de cursos de informática, oficinas e palestras.

“Ficamos gratos em receber o auxílio deste que é o maior movimento voluntário do país. As ações desenvolvidas pelo Projeto Rondon tem um alcance social muito grande por ser um projeto de extensão universitária com a concepção de intercâmbio entre estudantes e comunidades, órgãos governamentais e não-governamentais”, disse o prefeito Dinho Sousa.

E a soma de tudo isso, para ele, tem um saldo positivo por gerar, além de conhecimento, parcerias que contribuem na diminuição da desigualdade social em áreas de maior vulnerabilidade, mostrando por meio de pesquisa, estudo e prática, novas oportunidades de desenvolvimento para os municípios atendidos.

A Proposta é fazer com que alunos do ensino superior de outros estados interajam com a vivência em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e por meio de oficinas, palestras e cursos, informar e propor novos olhares a problemas levantados pela equipe durante a intervenção, realizando trabalhos pontuais na cidade na tentativa de minimizar esses problemas.

Em Candeias do Jamari as ações iniciaram nesta segunda-feira, 19, com os cursos sobre informática (básico, avançado e aplicada); estratégia de atenção à saúde da família; urgência e emergência; capacitação em educação; capacitação em educação; violência no lar — ações de prevenção; saúde do idoso; manipulação e higienização de alimentos; empreendedorismo e liderança; e elaboração e financiamento de projetos.

Fonte: Shyley Saissem
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce