Domingo, 28 de setembro de 2008 - 08h02
A prefeitura de Buritis acaba de entregar um novo pavilhão com cinco salas de aulas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pedro Eugênio Marcílio. A escola fica no bairro Nova Porto Velho, onde a prefeitura já construiu também um posto médico e duas quadras de areia comunitárias.
Segundo informou o prefeito Volpi este novo pavilhão é apenas parte do projeto futuro da escola, que já tem pedidos para mais dez salas de aula e dependências, já que as existentes são de madeira e com oito anos de existência. Aos poucos a prefeitura está substituindo as estruturas de madeira por alvenaria. Antes já havia sido construído duas salas e com essas cinco sobem para sete salas de alvenaria.
Além de mais salas de aula a escola precisa substituir também as dependências como cozinha, supervisão, sala dos professores e um pátio coberto. Volpi disse que o projeto ficará pronto e com cópia em Brasília para o próximo prefeito que assumir dar continuidade ao projeto.
O prefeito lembrou dos fortes investimentos que fez na educação municipal, desde o ensino infantil até o superior, quando teve que pagar a metade das despesas para a Universidade Federal de Rondônia para formar as duas turmas de pedagogia que hoje formam a elite da educação em Buritis: diretores, supervisores, orientadores, formadores.
Um ótimo staff de pedagogos, disse ele. Quase todos pós-graduados. Fiz uma lei que a prefeitura paga até a metade dos valores do curso de graduação e pós-graduação e tem professor aqui que já está no terceiro ou quarto cursos de pós-graduação, ajudados pela Prefeitura.
Como resultado disto vimos o nosso IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) saltar em dois anos de 3.0 para 3.9! Antecipamos para 2007 o que só atingiríamos em 2011 segundo o MEC.
Mas tudo isto tem um custo. E um deles é a infra-estrutura das escolas que estamos sempre construindo e reconstruindo.
Mas não podemos esquecer também que Buritis ainda é um município com forte crescimento demográfico e muita escola ainda terá que ser construída para o número de crianças que está vindo aí, concluiu o prefeito.
Fonte: Arnaldo da Silva
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)