Domingo, 19 de setembro de 2010 - 07h54
Tempestade ocorrida na sexta-feira (17) culminou em dezenas de construções parcialmente destruídas e árvores arrancadas pela raiz.
Daniel Panobianco - Mais uma onda de tormentas atingiu parte de Rondônia entre a tarde da última sexta-feira (17) e a madrugada deste sábado (18). A cidade mais castigada pela ventania foi Rolim de Moura.
A primeira tempestade se formou em menos de 15 minutos – de acordo com dados observados por hidroestimadores de precipitação e sistemas convectivos do CPTEC/INPE (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) – e tão logo varreu a Zona da Mata rondoniense. Por volta das 18 horas (horário local), o céu fechou no interior do município atingindo em cheio a região da rodovia RO-010, onde várias propriedades rurais ficaram destruídas. Na altura da Linha L-192, diversos currais de sítios e fazendas foram destruídos e árvores arrancadas pela raiz.
Por volta das 23 horas, outra tempestade, a segunda em menos de 5 horas atingiu bairros de Rolim de Moura. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, o bairro mais atingido por o Olímpico, onde um ginásio de esportes ficou com a estrutura completamente destruída. O campus da UNIR (universidade de Rondônia) também foi afetado pela tormenta, com destelhamentos de algumas salas. Inúmeras casas, estabelecimentos comerciais e prédios públicos sofreram avarias com a ventania, que pode ter beirado 100 km/h devido à magnitude e os estragos provocados.
Construções mais robustas como uma escola e um ginásio de esportes não suportaram o vendaval e tiveram parte do telhado literalmente arrancado pela ventania. Em diversos pontos de Rolim de Moura, árvores foram arrancadas pela raiz, como no cemitério do município. Muros, postes e placas caíram com a força das rajadas de vento.
Além de muito vento, a tempestade também provocou muitos raios, chuva moderada e precipitação de granizo no interior de Rolim de Moura e em parte dos municípios de São Miguel do Guaporé e Seringueiras por volta das 5 horas (horário local).
![]() |
![]() |
(Fonte: De olho no tempo, com informações Corpo de Bombeiros - Rádio Liberdade FM - Rondônia Fest) - (Fotos: Welton Silva)
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)