Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena tem índices de criminalidade reduzidos após vídeo monitoramento


A Central de vídeo monitoramento do município de Vilhena - CMV completou um ano de implantação com resultados positivos, que se revelam através das estatísticas. Houve redução de 37 % em ocorrências de roubos a pessoas nas ruas, 34% em roubos a estabelecimentos comerciais e 25% em ocorrências de furtos, nos locais de alcance das câmeras, segundo dados do 3º Batalhão da Polícia Militar – 3º BPM.

O serviço é resultado da parceria firmada entre o comando do 3º BPM, Banco Sicoob, Associação Comercial (ACIV) e Prefeitura Municipal. O vídeo monitoramento, conforme as estatísticas, é importante auxiliar do serviço de radio patrulhamento no combate a criminalidade.

No total são 20 câmeras instaladas no perímetro urbano de Vilhena, que são controladas por policiais militares escalados em equipes com turnos de seis horas, totalizando 24 horas por dia. A sala de Vídeo monitoramento funciona no quartel do 3º BPM, onde as imagens são fiscalizadas. Quando é constatada ocorrência de algum delito ou, até mesmo, alguma atitude suspeita, o contato com os policiais de radiopatrulha é feito imediatamente através do rádio transmissor.

Alcance

As câmeras tem alta resolução e tem alcance de até 1500 metros. A comunicação é feita via ‘wireless’ e cabo de fibra óptica. As imagens ficam armazenadas no sistema por aproximadamente 30 dias e constantemente são remetidas a Polícia Civil para auxiliar em investigações. Há, também, casos em que a população tem consultado a central de vídeo monitoramento para fins diversos.

O tenente coronel Paulo Sérgio Vieira Gonçalves, comandante do 3º BPM, considera a Central de Vídeo monitoramento de Vilhena (CMV) um marco no município, pois contribui com a segurança da comunidade em razão das intervenções preventivas, além de auxiliar os policiais de radiopatrulha. Ele diz que a comemoração do primeiro ano de instalação do serviço é motivo de contentamento de todos aqueles que lutaram para que esse projeto se concretizasse.

“Somos gratos a todas aquelas pessoas que acreditaram na Polícia Militar, na realização deste projeto ambicioso, que vem colhendo bons frutos em benefício da segurança dos nossos munícipes”, manifestou-se o comandante do 3º BPM. Ele acrescentou que em breve haverá o retorno das visitações ao CMV para que a população conheça mais de perto esta ferramenta de trabalho policial.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos

A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)