Porto Velho (RO) domingo, 23 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena: Semus realiza ações em combate a dengue


Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde-Semus e a agente comunitária de saúde, Roseni Mezaborba Vieira, promoveu uma mobilização contra a Dengue no bairro São José.

Segundo a Secretária adjunta da saúde, Ivone Candido, a finalidade do projeto é incentivar especificamente os moradores do bairro São José através da agente, a manterem seus quintais limpos, “a secretaria de Saúde se envolveu dando todo apoio a iniciativa criativa da agente, se tornando modelo para futuras ações de outros agentes comunitários”, salientou.

De acordo com Roseni, a idéia do projeto “Agente em ação, em parceria com a comunidade contribuindo para uma Vilhena mais limpa”, surgiu após a agente sofrer com a dengue por 15 dias. “Percebi que deveria aproveitar minhas visitas como agente comunitária e incentivar os moradores da área que sou responsável a limpar os quintais e diminuir o foco do mosquito da dengue, e deu certo,” contou a agente de saúde.

Não contente apenas com a limpeza e cuidado dos moradores para diminuir os casos de dengue e a proliferação do caramujo africano no bairro, a agente realizou na última sexta-feira 9,no quintal de sua casa, o encerramento das atividades com premiação para os moradores que se destacaram na limpeza. Roseni conseguiu patrocínio de brindes para sortear.

Prêmios como microondas, sanduicheira, matérias para limpeza, e outros. Estiveram presentes diversas autoridades, Secretária Adjunta da Saúde, Ivone Candido, o coordenador do Núcleo de Educação e Saúde, Paulo Cremasco, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Adelires Albuquerque, a coordenadora geral do Pacs-Programa Agente Comunitário de Saúde, a coordenadora do Pacs no São José, Rosangela Fleck. Cerca de 80% dos moradores responderam bem as ações sugeridas pela agente comunitária de saúde.

Na programação estava incluso vídeos com fotos das 200 casas visitadas pela agente de saúde

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

Bonificação começa a ser paga para servidores efetivos de Vilhena, mais de R$ 2,5 milhões serão depositados ainda hoje

A Prefeitura de Vilhena iniciou na manhã desta sexta-feira, 21, o pagamento da bonificação extraordinária no valor do salário base de cada categoria

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Nove unidades de saúde de Porto Velho vão ter atendimento exclusivo para covid-19

Buscando atender a alta demanda por testes e atendimentos para covid-19, o município vai destinar, a partir da próxima segunda-feira (24), nove unidad

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

Ariquemes inicia campanha de vacinação infantil contra Covid-19

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde – Semsau, dará início nesta terça-feira, 18/01, a campanha de vacinação infantil