Sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 - 09h19
Vilhena, 14 de janeiro de 2011 - O novo governo de Rondônia pretende transformar a Regional de Vilhena em um órgão atuante, com status e atribuições de uma Secretaria de Estado e com ações voltadas ao desenvolvimento regional. 
A estrutura que existia na administração anterior não era a de uma secretaria de Estado em Vilhena, e sim um escritório responsável pela execução de pequenos reparos e controle de material.
Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (13) o Secretário Regional, Ângelo Angelin, responsável por essa reestruturação, disse que para as mudanças serem efetivadas e fiquem de acordo com a nova administração pode levar até 60 dias.
Segundo ele, é preciso transformar o órgão em Secretaria de Estado, de fato e de direito. Para isso é necessária a criação de uma lei que a regulamente e essa lei deve ser votada pelos deputados estaduais – isso deve acontecer no início de fevereiro, devido ao recesso parlamentar.
Segundo Angelin, nesse momento o órgão em Vilhena segue executando o trabalho que vinha sendo feito, até que seja criada a estrutura necessária para seu total funcionamento.
A Secretaria deve assumir as características do atual governo, que prioriza a participação de entidades de classe, prefeituras e câmaras de vereadores na definição das prioridades e na elaboração dos projetos.
Para isso será criado o Conselho de Desenvolvimento Regional, o qual irá considerar a aptidão de cada um dos sete municípios do Conesul. “É um modelo de administração participativa, inspirado nos melhores exemplos e que deram certo no Brasil”, disse Angelin.
Esse model de Secretaria Regional será implantado a partir de modelos existentes em Santa Catarina (SC) desde o ano de 2003 e que demonstraram grande eficiência. O estado de Santa Catarina tem 36 Secretarias Regionais.
Fonte: Decom/Dejanir Haverroth
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho
Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito
Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)