Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena registra 1/3 da chuva esperada para dezembro em menos de 24 horas


 
A chuva cai com intensidade em diferentes pontos do Estado de Rondônia neste inicio de mês. O reflexo de imediato vem no nível dos rios que sobe a cada hora.

Daniel Panobianco – O mês de dezembro começou com muita chuva em grande parte do Estado de Rondônia, principalmente no Cone Sul, que detém os maiores acumulados até o momento. Em Vilhena, somente da tarde de ontem até às 9 horas (local) de hoje, já choveu 108,6 milímetros, 53,2 mm até a meia-noite e mais 55,4 mm da meia-noite às 9 horas. Os dados são da estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Isso corresponde a mais de 1/3 de todo o volume de chuva esperado na região para o mês de dezembro, que é de aproximadamente 300 milímetros.

Tanta chuva em pouco tempo pode ser observada nas ruas, avenidas e estradas vicinais de Vilhena que estão um verdadeiro caos. Em muitos pontos, principalmente nas estradas que interligam o Setor de Chácaras, hoje não se passa nem de bicicleta, quiçá com algum veiculo maior. As medidas paliativas realizadas nos últimos dias só contribuíram ainda mais para estragar o solo já tão saturado de água.

O nível do igarapé Pires de Sá, que corta o sul de Vilhena, subiu na madrugada quase um metro.

A previsão do CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica chuva até amanhã no Cone Sul. No final de semana o sol deve brilhar em meio a muita nebulosidade e a chance de chuva diminui. Mesmo assim, os modelos numéricos já sinalizam o retorno e com força da chuva antes da segunda quinzena de dezembro.

Dados: INMET
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Confira as atrações que estarão no Parque da Cidade a partir de sábado (22)

Uma época de sonhos, magia, amor e gratidão: assim podemos definir o período de final de ano em Porto Velho, que contará com um cenário inédito mont

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Nova travessia na Caúla corrige problema antigo e facilita ligação da zona Norte para a zona Sul

Uma nova travessia que está sendo construída na Av. José Vieira Caúla, entre as avenidas Prefeito Chiquilito Erse e Guaporé, zona Leste da capital de

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364

A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)