Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena: Prefeitura assume concessão licenças ambientais


O prefeito de Vilhena, Zé Rover (PP), acompanhado do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Arlindo de Souza filho, o Nenzão, assinou ontem, 05, em Porto Velho, junto com o governador Confúcio Moura e a Secretária de Estado do Meio Ambiente – SEDAM, Nancy Rodrigues, o convênio que vai garantir a autonomia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMMA, na maioria das ações de baixo impacto ambiental.

A descentralização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sedam, é uma proposta do governo do estado, mas depende da iniciativa das prefeituras, que precisam organizar as secretarias do meio ambiente para garantir a eficiência na liberação de licenças ambientais a empresas ou pessoas físicas.

Segundo Nenzão, que está à frente da pasta do Meio Ambiente há menos de dois meses, esta parceria é fundamental para facilitar o desenvolvimento de projetos ambientais, principalmente no que se refere ao licenciamento. “Antes, qualquer licença poderia demorar até seis meses para ser liberada, hoje, estamos liberando em no máximo dez dias” – informou.

Para a secretaria da Sedam, Nancy Rodrigues, a descentralização das ações de licenciamento é importante porque é nos municípios que as coisas acontecem e estão relacionadas diretamente a atividades metalúrgicas, ao comércio, à coleta de lixo, instalação de aterro sanitário, construção civil e até a atividades na área rural como a piscicultura. Ainda segundo a secretária, esta política serve como eixo da desburocratização da Sedam, já que mais de 80% das licenças são emitidas para ações de baixo impacto ambiental.

A assinatura do convênio aconteceu no gabinete do governador Confúcio Moura que na ocasião parabenizou ao prefeito Zé Rover pela iniciativa de assumir este serviço público tão importante para o desenvolvimento das cidades.

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: