Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

VILHENA: MP verifica in loco PCH de apertadinho


O Subprocurador-Geral de Justiça, Procurador de Justiça Ivo Benitez, e o Promotor de Justiça da Comarca de Pimenta Bueno, Rogério Nantes, visitaram na manhã desta quinta-feira (10) a Usina Hidrelétrica de Rondon II, no município de Vilhena, onde ficaram retidas as águas que vazaram da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Apertadinho, que sofreu um rompimento de sua barragem no início da tarde de quarta-feira.

Ivo Benitez foi recebido pelo gerente da UHE Rondon II, Bechara Nagib Hobaika, que assegurou não haver mais riscos de inundação na cidade de Pimenta Bueno, já que a água que vazou da PCH Apertadinho foi absorvida normalmente pela barragem de Rondon II.

A UHE Rondon II deve ser concluída até o final de 2008, com geração de 73,5 Megawatts. A obra foi orçada em R$ 200 milhões e está sendo executada pela empresa Eletrogoes.

No período da tarde, o Suprocurador-Geral de Justiça programou uma visita a PCH Apertadinho, também em Vilhena, local onde houve o rompimento da barragem. O lago da hidrelétrica tem capacidade total de 114 milhões de litros de água. A notícia do rompimento da barragem causou pânico à população de Pimenta Bueno. Por precaução, policiais militares e do Corpo de Bombeiros recomendaram aos moradores das regiões mais próximas do rio a deixarem suas casas, que foram abrigados em escolas do município. Ontem de manhã, a situação já havia sido normalizada e os moradores retornaram às suas casas. 

Fonte: MP/RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)