Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena foi a 'Meca' do cooperativismo brasileiro durante três dias



A cidade de Vilhena recebeu representantes de cooperativas de todos os estados da federação nos dias 08, 09 e 10/07. O anfitrião do evento foi Salatiel Rodrigues, presidente da OCB/RO. Salatiel recebeu a chave da cidade das mãos do vice-prefeito de Vilhena, Jacier Dias, para receber os convidados cooperativistas. Além de palestras e visitas às cooperativas de Vilhena, os membros da Executiva Nacional da OCB se reuniram em sessões deliberativas, comandadas pelo seu presidente, Marcio Lopes.

O tema do encontro é “Juventude e cooperativismo” e teve como objetivo maior a integração das OCBs e o fortalecimento do cooperativismo no Brasil. Em seu discurso de abertura, Salatiel Rodrigues deu as boas vindas e falou do crescimento e fortalecimento das cooperativas em Rondônia, bem como a sua importância na economia e no desenvolvimento humano na região. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do país e para o crescimento da economia com uma melhor distribuição de renda. Com isso será garantida uma melhor qualidade de vida aos brasileiros”, disse Salatiel.

A abertura oficial do evento foi na sexta-feira, 07, as 18h, no Portinari Palace. Na sexta, dia 08, pela manhã, os participantes fizeram diversas reuniões da diretoria e do conselho fiscal da entidade. Ainda pela manhã os convidados do evento visitaram as cooperativos de Vilhena: Credisul, Coopervil, Coopevi, CTR e Cooapa. As visitas foram interrompidas à tarde, para um ciclo de palestras, e continuaram no sábado pela manhã.

Na tarde de sexta-feira, 08, no parque de exposições, a partir das 16h30, houve um ciclo de palestras sobre cooperativismo e desenvolvimento sustentável. Os palestrantes foram: Dilvo Groli da Coopavel do Paraná, fala sobre “Cooperativismo – visão de futuro”; Marcio Lopes, Presidente da OCB Nacional, falou sobre o tema do dia internacional do cooperativismo de 2011: “Juventude e Cooperativismo”; Nelson Padovani, Deputado Federal do Paraná, falou sobre o endividamento agrícola.

O encerramento do encontro foi no sábado, com um almoço entre os representantes das OCBs presentes no evento e autoridades convidadas. Pelo menos 100 pessoas participaram do almoço na sede do Credisul. Esse foi a primeira vez que as Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB) se reúnem para um evento dessa magnitude na região norte, desde sua fundação, em 1971.

Fonte: Dejanir Haverroth
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

Cantora Joelma é uma das atrações confirmadas na comemoração de 111 anos de Porto Velho

A cantora paraense Joelma, ex-vocalista da banda Calypso, foi anunciada como uma das atrações na comemoração de 111 anos de criação do município de Po

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Brigada Municipal de Incêndio é implantada em Porto Velho

Após anos de espera, a população de Porto Velho (RO) passa a contar com uma Brigada Municipal de Incêndio, já em pleno funcionamento. A iniciativa vis

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)