Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena foi a 'Meca' do cooperativismo brasileiro durante três dias



A cidade de Vilhena recebeu representantes de cooperativas de todos os estados da federação nos dias 08, 09 e 10/07. O anfitrião do evento foi Salatiel Rodrigues, presidente da OCB/RO. Salatiel recebeu a chave da cidade das mãos do vice-prefeito de Vilhena, Jacier Dias, para receber os convidados cooperativistas. Além de palestras e visitas às cooperativas de Vilhena, os membros da Executiva Nacional da OCB se reuniram em sessões deliberativas, comandadas pelo seu presidente, Marcio Lopes.

O tema do encontro é “Juventude e cooperativismo” e teve como objetivo maior a integração das OCBs e o fortalecimento do cooperativismo no Brasil. Em seu discurso de abertura, Salatiel Rodrigues deu as boas vindas e falou do crescimento e fortalecimento das cooperativas em Rondônia, bem como a sua importância na economia e no desenvolvimento humano na região. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do país e para o crescimento da economia com uma melhor distribuição de renda. Com isso será garantida uma melhor qualidade de vida aos brasileiros”, disse Salatiel.

A abertura oficial do evento foi na sexta-feira, 07, as 18h, no Portinari Palace. Na sexta, dia 08, pela manhã, os participantes fizeram diversas reuniões da diretoria e do conselho fiscal da entidade. Ainda pela manhã os convidados do evento visitaram as cooperativos de Vilhena: Credisul, Coopervil, Coopevi, CTR e Cooapa. As visitas foram interrompidas à tarde, para um ciclo de palestras, e continuaram no sábado pela manhã.

Na tarde de sexta-feira, 08, no parque de exposições, a partir das 16h30, houve um ciclo de palestras sobre cooperativismo e desenvolvimento sustentável. Os palestrantes foram: Dilvo Groli da Coopavel do Paraná, fala sobre “Cooperativismo – visão de futuro”; Marcio Lopes, Presidente da OCB Nacional, falou sobre o tema do dia internacional do cooperativismo de 2011: “Juventude e Cooperativismo”; Nelson Padovani, Deputado Federal do Paraná, falou sobre o endividamento agrícola.

O encerramento do encontro foi no sábado, com um almoço entre os representantes das OCBs presentes no evento e autoridades convidadas. Pelo menos 100 pessoas participaram do almoço na sede do Credisul. Esse foi a primeira vez que as Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB) se reúnem para um evento dessa magnitude na região norte, desde sua fundação, em 1971.

Fonte: Dejanir Haverroth
 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)