Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena foi a 'Meca' do cooperativismo brasileiro durante três dias



A cidade de Vilhena recebeu representantes de cooperativas de todos os estados da federação nos dias 08, 09 e 10/07. O anfitrião do evento foi Salatiel Rodrigues, presidente da OCB/RO. Salatiel recebeu a chave da cidade das mãos do vice-prefeito de Vilhena, Jacier Dias, para receber os convidados cooperativistas. Além de palestras e visitas às cooperativas de Vilhena, os membros da Executiva Nacional da OCB se reuniram em sessões deliberativas, comandadas pelo seu presidente, Marcio Lopes.

O tema do encontro é “Juventude e cooperativismo” e teve como objetivo maior a integração das OCBs e o fortalecimento do cooperativismo no Brasil. Em seu discurso de abertura, Salatiel Rodrigues deu as boas vindas e falou do crescimento e fortalecimento das cooperativas em Rondônia, bem como a sua importância na economia e no desenvolvimento humano na região. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento sustentável do país e para o crescimento da economia com uma melhor distribuição de renda. Com isso será garantida uma melhor qualidade de vida aos brasileiros”, disse Salatiel.

A abertura oficial do evento foi na sexta-feira, 07, as 18h, no Portinari Palace. Na sexta, dia 08, pela manhã, os participantes fizeram diversas reuniões da diretoria e do conselho fiscal da entidade. Ainda pela manhã os convidados do evento visitaram as cooperativos de Vilhena: Credisul, Coopervil, Coopevi, CTR e Cooapa. As visitas foram interrompidas à tarde, para um ciclo de palestras, e continuaram no sábado pela manhã.

Na tarde de sexta-feira, 08, no parque de exposições, a partir das 16h30, houve um ciclo de palestras sobre cooperativismo e desenvolvimento sustentável. Os palestrantes foram: Dilvo Groli da Coopavel do Paraná, fala sobre “Cooperativismo – visão de futuro”; Marcio Lopes, Presidente da OCB Nacional, falou sobre o tema do dia internacional do cooperativismo de 2011: “Juventude e Cooperativismo”; Nelson Padovani, Deputado Federal do Paraná, falou sobre o endividamento agrícola.

O encerramento do encontro foi no sábado, com um almoço entre os representantes das OCBs presentes no evento e autoridades convidadas. Pelo menos 100 pessoas participaram do almoço na sede do Credisul. Esse foi a primeira vez que as Organizações das Cooperativas do Brasil (OCB) se reúnem para um evento dessa magnitude na região norte, desde sua fundação, em 1971.

Fonte: Dejanir Haverroth
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç