Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena é a cidade que mais gerou empregos formais em 2020 no Estado e a 73ª em todo o país

Com mais de 1,3 mil empregos gerados no ano passado, cidade se destaca na Economia


Vilhena é a cidade que mais gerou empregos formais em 2020 no Estado e a 73ª em todo o país - Gente de Opinião

Compilados pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic), dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que Vilhena foi a cidade que mais gerou empregos formais em 2020 no Estado, ficando também em 73° lugar no ranking nacional entre todos os 5.570 municípios. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do ministério, de janeiro a dezembro do ano passado, Vilhena gerou 1.374 novos empregos, fechando o ano com um total de mais de 20 mil trabalhadores formais. 

“A cidade cresce rapidamente estimulada pelos investimentos pesados em infraestrutura que o poder público tem feito. Asfalto, iluminação, drenagem, planejamento e tantas obras públicas geram um ambiente favorável no município, que atrai grandes empresas, construtores, empresas de logística, produtores rurais e, é claro, facilita o surgimento de novos pequenos e médios negócios”, explica Marcondes Cerrutti, secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio. 

Divulgados pelo Caged, os números revelam que Vilhena está entre as 0,01% melhores cidades no ranking de geração de emprego. Apenas em 2020 foram 10.098 admissões e 8.724 desligamentos, o que resultou em saldo positivo de 1.374 novos empregos formais, o maior número de Rondônia, representando 51,5% do saldo de todo o Estado, que teve resultado positivo de 2.663 novos empregos formais de rondonienses. 

O prefeito Eduardo Japonês lembra também do esforço necessário para que a pandemia afetasse o mínimo possível as atividades comerciais do município. “Pelo Banco do Povo oferecemos aos pequenos negócios mais de 300 empréstimos de juros zero ou reduzido com parcelamento estendido, auxiliando quem mais precisava. Demos atenção total à Saúde também para evitar fechamentos generalizados do comércio. Fomos bem sucedidos-nisto pois conseguimos manter em 2020 o comércio funcionando e uma taxa de mortalidade da covid-19 menor que a média estadual, nacional, sul-americana e mundial”, conta o prefeito. 

Apesar do cenário conturbado, o crescimento percentual de empregos formais em Vilhena foi seis vezes maior que o de Rondônia, visto que a variação do município foi de 7,36% a mais de empregos, saindo de 18.661 empregos formais em janeiro de 2020 para 20.035 em dezembro do mesmo ano, enquanto no Estado a variação positiva foi de 1,12%, saindo de 238.096 em janeiro de 2020 para 240.756 empregados com carteira assinada em dezembro de 2020. 

A região Norte também se destacou no relatório, com crescimento de 3,5%, emplacando ainda Manaus como a cidade que mais gerou novos empregos em números absolutos, enquanto o país apresentou pequena alta de 0,37%. 

No Estado, Vilhena fechou 2020 com o terceiro maior número de trabalhadores formais, à frente de Cacoal (16.157) e Ariquemes (15.600), ficando atrás apenas de Ji-Paraná (26.892) e Porto Velho (84.126).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos

Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção

A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita

A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho

Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)