Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena: Alunos da rede municipal viajam através do prazer a leitura



 “Ler é fazer uma viagem através da imaginação”. Essa é a frase que alunos se deparam ao entrar no refeitório da escola municipal Ângelo Mariano Donadon, onde são realizadas as atividades do projeto “Hoje é dia de leitura”. Eufóricos e entusiasmados os alunos, do 1º ao 8º ano, participam durante o mês de agosto do projeto desenvolvido pela escola desde 2008. Os estudantes ficam em média cinquenta minutos na roda de leitura. Sentados em cadeiras ou no tapete, de uma maneira bem descontraída os alunos recebem instruções sobre a necessidade de ler todos os tipos de literaturas.

Segundo a supervisora e idealizadora do projeto, Sueli Rosangela Friol de Paiva, além de ter contato com todos os tipos de literatura e gêneros como contos, poemas, histórias bíblicas e fábulas, os alunos recebem também a visita da Velhinha Maluquete (uma velhinha louca por leitura), personagem encenado pela parceira do projeto, professora Lucimar Ribeiro Rodrigues, que também trabalha com o projeto de Literatura Itinerante.

O projeto “Hoje é dia de leitura”, tem como objetivo estimular os alunos na leitura prazerosa. “Não queremos formar leitores oprimidos pela obrigação de ler, queremos que eles tenham a satisfação de ir à biblioteca buscar um livro”, destacou a supervisora.

Outra iniciativa da escola Ângelo foi visitar a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. “Para nosso espanto muitos alunos não sabiam que existia uma biblioteca pública. Já tivemos a informação de que a procura pela biblioteca municipal aumentou depois da iniciativa do projeto em levar os alunos para o ambiente totalmente voltado à leitura”, destacou Sueli.

As professoras alertam que a biblioteca aceita doações de livros para aumentar seu acervo e oferecer assim mais opções de leitura aos cidadãos vilhenenses.


Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Prefeitura instala bebedouro gratuito para frequentadores do Espaço Alternativo

Com foco na garantia do bem-estar e qualidade de vida dos seus cidadãos, a Prefeitura de Porto Velho disponibilizou um bebedouro gratuito no Espaço

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Operação Cidade Limpa já retirou mais de 70 mil toneladas de resíduos das ruas de Porto Velho

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida da população e recuperar áreas públicas urbanas, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da S

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

Prefeitura realiza ação para emissão de credencial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), realiza, de 21 a 26 de julho, das 15h às 19h, no Porto Velho Shop

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito Léo Moraes busca investimentos para superar atraso e destravar obras essenciais para Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, está empenhado em transformar a realidade da cidade, que enfrenta desafios herdados de gestões anteriores. Qu

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)