Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Vilhena: Alunos da rede municipal viajam através do prazer a leitura



 “Ler é fazer uma viagem através da imaginação”. Essa é a frase que alunos se deparam ao entrar no refeitório da escola municipal Ângelo Mariano Donadon, onde são realizadas as atividades do projeto “Hoje é dia de leitura”. Eufóricos e entusiasmados os alunos, do 1º ao 8º ano, participam durante o mês de agosto do projeto desenvolvido pela escola desde 2008. Os estudantes ficam em média cinquenta minutos na roda de leitura. Sentados em cadeiras ou no tapete, de uma maneira bem descontraída os alunos recebem instruções sobre a necessidade de ler todos os tipos de literaturas.

Segundo a supervisora e idealizadora do projeto, Sueli Rosangela Friol de Paiva, além de ter contato com todos os tipos de literatura e gêneros como contos, poemas, histórias bíblicas e fábulas, os alunos recebem também a visita da Velhinha Maluquete (uma velhinha louca por leitura), personagem encenado pela parceira do projeto, professora Lucimar Ribeiro Rodrigues, que também trabalha com o projeto de Literatura Itinerante.

O projeto “Hoje é dia de leitura”, tem como objetivo estimular os alunos na leitura prazerosa. “Não queremos formar leitores oprimidos pela obrigação de ler, queremos que eles tenham a satisfação de ir à biblioteca buscar um livro”, destacou a supervisora.

Outra iniciativa da escola Ângelo foi visitar a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. “Para nosso espanto muitos alunos não sabiam que existia uma biblioteca pública. Já tivemos a informação de que a procura pela biblioteca municipal aumentou depois da iniciativa do projeto em levar os alunos para o ambiente totalmente voltado à leitura”, destacou Sueli.

As professoras alertam que a biblioteca aceita doações de livros para aumentar seu acervo e oferecer assim mais opções de leitura aos cidadãos vilhenenses.


Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce