Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

VIII Encontro Regional de Dança Sênior em Vilhena


O Grupo de Dança Sênior Amazônia Top participará do VIII Encontro Regional de Dança Sênior que acontecerá no dia 31 de maio 2014 em Vilhena. O mesmo que conta com a coordenação da Professora Lucimar Ribeiro Rodrigues se apresentará junto aos demais grupos que se reunirão neste sábado.

Para a Professora Lucimar é gratificante perceber os resultados alcançados pelo grupo no último ano, “levá-los para este encontro será uma grande oportunidade de integração e o fato de presenciar danças com grupos que vem de outros estados, acrescentará ainda mais no crescimento de cada um” explicou.
Segundo informações da representante da Dança Sênior em Rondônia, Rosângela Goebel, a Dança Sênior é uma instituição conhecida internacionalmente, e trabalha há mais de 50 anos para melhoria da qualidade de vida de idosos, jovens, crianças e portadores de necessidades especiais como: cadeirantes, visuais, auditivos. Assim se tornou um grande projeto de inclusão e integração social.

“É uma atividade grupal, de baixo impacto, curta duração. É a vivência pura e simples do movimento do corpo, que proporciona uma sensação de libertação, enfatizou Rosângela Goebel.

A dança possui vários atributos, entre os quais se destacam os passos curtos, lentos e simples, que podem aprendidos facilmente favorecendo a memorização e estimulando a reação cerebral. Por se tratar de uma atividade socializante desenvolve a vida em comunhão com as pessoas de todas as idades.

Outro ponto positivo é a memorização dos passos, figuras e o constante treino da coordenação motora através dos quais se desenvolve a capacidade cognitiva, melhorando a capacidade intelectual. Além disso, a música própria em ritmo alegre estimula cada um a movimentar-se espontaneamente, tornando o movimento gradativo.

Por fim, a habilidade motriz começa a desenvolver a lateralidade passando a distinguir com maior precisão qual é a parte direita e esquerda do corpo, formando o esquema corporal, que tem como estrutura as impressões táteis, auditivas e visuais, deslumbrando o mundo com maior abrangência, com maior segurança de si mesmo. Como conseqüência há a evolução da motricidade que melhora a cognição e desenvolve a liderança.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)