Segunda-feira, 29 de agosto de 2011 - 12h31
Até pouco tempo era difícil imaginar internet no campo aqui em Rondônia. Mas hoje, a Inclusão Digital Rural é fato concreto para muitas pessoas. O produtor, trabalhador rural e suas famílias aprendem os conceitos de informática básica, edição de texto e planilhas eletrônicas e também a como usar a internet e o e-mail. “Esse programa oferece o conhecimento necessário para que todos saibam utilizar o computador, acessem a internet e busquem as informações que precisam para obter melhores resultados na gestão de suas propriedades rurais e negócios,” disse Rodrigo Lewis, coordenador do programa no Estado.
A internet tem ajudado o produtor a utilizar, da melhor forma, as informações sobre o setor agropecuário brasileiro. São trocas de experiências onde as longas distâncias são encurtadas e podem ser adaptadas. “É possível até melhorar ideias uma região para a outra”, conclui Rodrigo.
Em Rondônia o programa é realizado pelo SENAR em parceria com os Sindicatos Rurais de Porto Velho, Ouro Preto, Ji-Paraná e Vilhena. Vagas já foram disponibilizadas, mas existe um limite de dez alunos por turma. Os interessados devem entrar em contato com os sindicatos rurais ou com os Escritórios regionais do SENAR. Em Porto Velho: Coordenador: José Luis - (69) 9258 – 4731 -E-mail: luis@senar-ro.org.br; em Ji-Paraná: Coordenadora: Eliane Caldeira - (69) 9228 – 6834 - E-mail: eliane@senar-ro.org.br; em Rolim de Moura: Coordenador: Juvenildo Juvino - (69) 9248 – 5143- E-mail: juvenildo@senar-ro.org.br e em Vilhena: Coordenador: Joaquim Lima - (69) 9211 – 4590 - E-mail: joaquim.lima@senar-ro.org.br.
O Serviço nacional de Aprendizagem Rural ainda oferece O portal EaD/SENAR. A ideia é ajudar na formação e na profissionalização das pessoas do meio rural através de cursos à distância pela Internet.
Fonte: Marcelo Benesfby
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade
A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)
Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho
Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho
O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)