Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vice-prefeita recepciona membros do Tribunal de Contas em Cacoal


 
Nesta sexta-feira, 19, a prefeita em exercício, doutora Raquel Carvalho (PMDB), recepcionou os membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Palácio do Café, sede da prefeitura de Cacoal. Estiveram presentes, no encontro, os vereadores Antônio Masioli e Penha Simão.

Na oportunidade, a vice-prefeita enfatizou a importância da aproximação do TCE junto aos jurisdicionados. “Enquanto o prefeito Padre Franco está em busca de recursos em outro País, permaneço em Cacoal, dando continuidade aos compromissos diários” destacou.

O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, Conselheiro José Gomes de Melo, o vice-presidente, Conselheiro Valdivino Crispim de Souza e o Ouvidor, Conselheiro Francisco Carvalho da Silva, estiveram visitando as obras da Regional do TCE em Cacoal, obra orçada em R$ 950 mil reais, prevista para inaugurar em junho de 2010, o Hospital Regional de Cacoal, prevista inauguração para março de 2010, atendendo a recomendação do Tribunal de Contas da União e realizando uma visita oficial aos chefes do poder executivo e legislativo municipal.

O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, enfatizou a importância da instalação física do TCE em Cacoal. É um momento histórico para a Instituição, pois mais um passo foi dado para o programa de interiorização do Tribunal de Contas. Queremos descentralizar e deixar o órgão mais perto dos municípios, permitindo, com a construção dessa regional, uma assistência melhor aos gestores públicos e consequentemente à população de todo a região.

“Pretendemos apreciar as contas dos ordenadores de despesas de Cacoal e outros municípios vizinhos aqui em Cacoal, na nova sede, a ser instalada no próximo semestre” destacou.

O vice-presidente, Conselheiro Valdivino Crispim de Souza, destacou que o acesso dos ordenadores de despesas, técnicos de prefeituras e câmaras municipais e da própria população será facilitado com a instalação do TCE em Cacoal.

O ouvidor, Conselheiro Francisco Carvalho da Silva, falou sobre a descentralização do Tribunal, as dificuldades enfrentadas pelos ordenadores. Relembrou que já fora prefeito e sentia um calafrio quando se ouvia falar da presença de técnicos do TCE na cidade. “Queremos acabar com este mito. O TCE tem o papel fiscalizador, mas acima de tudo, tem o papel de orientar, prevenir, para diminuir as falhas e aumentar os acertos na administração pública” disse.

Composição 

O TCE/RO é formado por 07 conselheiros, sendo 04 escolhidos pelo Poder Legislativo, 01 pelo Governador, 01 pelo corpo técnico da Instituição e 01 indicado pelo Ministério Público.

Visita à empresa 

Durante a estada em Cacoal, os conselheiros foram convidados pelo assessor especial da prefeitura, Salim Yunes, a conhecer uma franquia da empresa Organoeste Adubos Orgânicos Ltda, empresa que produz adubos e fertilizantes.

Além do adubo orgânico, a empresa trabalha com substratos e corretivos de solo com funções de adubo, e também, o adubo orgânico enriquecido. Com a adubação orgânica proposta pela empresa, alcança-se a chamada “reestruturação” do solo, com o equilíbrio das propriedades físicas, químicas e biológicas do mesmo.

Fonte: Paulo Henrique Silva
SRT/RO 983 


Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025

A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho

Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

Prefeitura de Porto Velho atua em pontos críticos para conter alagações e danos causados pelas chuvas

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)