Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vice-prefeita recepciona membros do Tribunal de Contas em Cacoal


 
Nesta sexta-feira, 19, a prefeita em exercício, doutora Raquel Carvalho (PMDB), recepcionou os membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Palácio do Café, sede da prefeitura de Cacoal. Estiveram presentes, no encontro, os vereadores Antônio Masioli e Penha Simão.

Na oportunidade, a vice-prefeita enfatizou a importância da aproximação do TCE junto aos jurisdicionados. “Enquanto o prefeito Padre Franco está em busca de recursos em outro País, permaneço em Cacoal, dando continuidade aos compromissos diários” destacou.

O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia, Conselheiro José Gomes de Melo, o vice-presidente, Conselheiro Valdivino Crispim de Souza e o Ouvidor, Conselheiro Francisco Carvalho da Silva, estiveram visitando as obras da Regional do TCE em Cacoal, obra orçada em R$ 950 mil reais, prevista para inaugurar em junho de 2010, o Hospital Regional de Cacoal, prevista inauguração para março de 2010, atendendo a recomendação do Tribunal de Contas da União e realizando uma visita oficial aos chefes do poder executivo e legislativo municipal.

O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, enfatizou a importância da instalação física do TCE em Cacoal. É um momento histórico para a Instituição, pois mais um passo foi dado para o programa de interiorização do Tribunal de Contas. Queremos descentralizar e deixar o órgão mais perto dos municípios, permitindo, com a construção dessa regional, uma assistência melhor aos gestores públicos e consequentemente à população de todo a região.

“Pretendemos apreciar as contas dos ordenadores de despesas de Cacoal e outros municípios vizinhos aqui em Cacoal, na nova sede, a ser instalada no próximo semestre” destacou.

O vice-presidente, Conselheiro Valdivino Crispim de Souza, destacou que o acesso dos ordenadores de despesas, técnicos de prefeituras e câmaras municipais e da própria população será facilitado com a instalação do TCE em Cacoal.

O ouvidor, Conselheiro Francisco Carvalho da Silva, falou sobre a descentralização do Tribunal, as dificuldades enfrentadas pelos ordenadores. Relembrou que já fora prefeito e sentia um calafrio quando se ouvia falar da presença de técnicos do TCE na cidade. “Queremos acabar com este mito. O TCE tem o papel fiscalizador, mas acima de tudo, tem o papel de orientar, prevenir, para diminuir as falhas e aumentar os acertos na administração pública” disse.

Composição 

O TCE/RO é formado por 07 conselheiros, sendo 04 escolhidos pelo Poder Legislativo, 01 pelo Governador, 01 pelo corpo técnico da Instituição e 01 indicado pelo Ministério Público.

Visita à empresa 

Durante a estada em Cacoal, os conselheiros foram convidados pelo assessor especial da prefeitura, Salim Yunes, a conhecer uma franquia da empresa Organoeste Adubos Orgânicos Ltda, empresa que produz adubos e fertilizantes.

Além do adubo orgânico, a empresa trabalha com substratos e corretivos de solo com funções de adubo, e também, o adubo orgânico enriquecido. Com a adubação orgânica proposta pela empresa, alcança-se a chamada “reestruturação” do solo, com o equilíbrio das propriedades físicas, químicas e biológicas do mesmo.

Fonte: Paulo Henrique Silva
SRT/RO 983 


Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA

Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento

A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)