Quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 08h15
Uma comitiva formada por oito vereadores do município de Guajará-Mirim reuniu-se com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, na última segunda-feira, 30, para apresentar projetos de agroindústria para beneficiamento do açaí e solicitar assistência técnica para desenvolvimento da piscicultura nas aldeias indígenas da região.
O vereador Arão Wao Hara Ororamxijein enfatizou que as dificuldades enfrentadas pelos silvícolas são grandes, pois a Fundação Nacional do Índio não dispõe de técnicos na área da piscicultura. “Precisamos de técnicos para acompanhar os projetos na piscicultura, gostaríamos de uma parceria, pois no período da piracema tem famílias que passam por grandes dificuldades nas comunidades indígenas”.
O vereador Nham-Pá, da etnia Oro Win, narra os impedimentos suportados pela comunidade indígena nas questões de comercialização dos produtos oriundos das suas atividades agrícolas. “Não podemos vender nada, como iremos sustentar nossas famílias? Precisamos de meios para transportar o milho, arroz, feijão da roça para a aldeia, as roças com as cheias do rio ficaram a duas horas e meia de caminhada da aldeia”.
“Em nome da sociedade indígena do município, queremos ver com o Ibama e a Funai para liberar as vendas para nossas famílias”, diz Nham-Pá.
Além dessas reivindicações, os vereadores solicitaram trator com implementos para associação de produtores rurais do município, lama asfáltica, reabertura e recuperação de estradas vicinais, recursos para conclusão do plano diretor e ações na área de livre comércio.
O secretário da Seagri, Evandro Padovani, destacou as ações desenvolvidas pelo governo na região. “Guajará-Mirim tem sido atendida em todas as suas reivindicações e desta vez não será diferente, o governo fornecerá todo o apoio técnico e de equipamentos para as aldeias e o município será atendido em tudo que envolve as ações relativas às enchentes”.
Fonte
Texto: Dhiony Costa e Silva
Decom - Governo de Rondônia
Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n
Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho
Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir
Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos
A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,