Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Vereador defende em audiência com o Raupp regularização de terras em Cujubim



A regularização das terras do assentamento Sol Nascente e de outras áreas do município de Cujubim pelo INCRA foi solicitada  pelo presidente da Câmara Municipal, Gilvan Trevo (PMDB), durante audiência com o líder do PMDB no Senado Federal, Valdir Raupp (RO), ocorrida no dia de hoje (26).. Também participaram do encontro, José Fonseca (Pelé), Luis Carlos Santos e Edson Luis, da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia.

O vereador entregou ao senador um ofício solicitando que o INCRA desaproprie as terras do referido assentamento  e faça a doação às 800 famílias que residem no local há mais de 7 anos.. "A maior produção de cereais que mantém a nossa cidade sai desse assentamento" disse o vereador ao reforçar o pedido ao senador.

Outro pleito encaminhado pelo vereador ao senador refere-se a manutenção da representação do INCRA no município. Atualmente, os proprietários de terras que buscam uma declaração de que residem nas terras   terão  que ir a Ariquemes ,que fica há 120 Km de Cujubim. "O INCRA do nosso município está sem casa, não tem equipamentos, não está informatizado e estão tirando tudo para Ariquemes', revelou.

Uma outra reivindicação apresentada é a transformação  do Posto Avançado do Banco da Amazônia (BASA) em uma agência de crédito para ampliar ao atendimento a população, Citou o vereador que uma pessoa chega ao Posto Avançado do Basa, ás 9h da manhã para trocar um cheque e só sai ás 14h.
.
Gilvan do Trevo revelou que está confiante na ação do senador Raupp e da deputada federal Marinha Raupp, que têm trabalhado bastante pelo desenvolvimento do município de Cujubim. Quanto aos pleitos encaminhados, o senador Raupp informou que já pediu ao INCRA, a regularização das terras em todo o estado e que Cujubim está nessa prioridade.

Por fim, o vereador Gilvan do Trevo agradeceu o apoio do senador e da deputada e aproveitou a oportunidade para externar seus agradecimentos aos votos obtidos na última eleição. Também transmitiu votos de felicidades e de apreço a população de Cujubim,  neste período em que se avizinham o Natal e as festas de final de  ano.

Fonte: José Ribamar

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Semusa garante acesso a medicamentos e fortalece cuidado com a população em Porto Velho

Para quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), ter acesso ao medicamento no momento certo faz toda a diferença no tratamento e na qualidade de vid

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)