Segunda-feira, 10 de novembro de 2008 - 06h10
Vendaval deixa rastro de destruição em Cacoal; Rajada chegou a 127,8 km/h
Área de tempestade atingiu com força a região de Cacoal na madrugada provocando muitos estragos. Casas foram destelhadas por completo, árvores arrancadas pela raiz e um cenário totalmente retorcido com placas de publicidade espalhadas a distância.
Daniel Panobianco Um violento vendaval atingiu Cacoal e cidades vizinhas nesta madrugada de segunda-feira. O vento forte assolou uma vasta área provocando um rastro de destruição jamais visto por muitos. Milhares de casas, principalmente na zona rural e também na zona urbana, foram destelhadas por completo. Árvores foram arrancadas pela raiz deixando ruas e avenidas intransitáveis, além de muita sujeira. Ao longo da rodovia BR-364, placas de publicidade e de sinalização voaram a metros de distância.
A rajada de vento registrada oficialmente em uma estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na cidade, foi de 35,5 m/s, o que equivale a 127,8 km/h.
Vendavais dessa categoria possuem força destrutiva de um tornado, dependendo da localização e área atingida. 
No interior do município, não distante da cidade, barracões inteiros foram destelhados com telhados totalmente retorcidos. Uma antena de telefonia rural veio ao chão deixando várias pessoas sem comunicação local.
Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros houve registro de muitas chamadas até as 6 horas local. Ainda não se sabe o tamanho dos estragos causados e a quantidade de possíveis vitimas.
Cidade poupada
A área de tormentas que se formou no Estado de Mato Grosso, ainda na noite de ontem, atingiu praticamente todo o sul e centro de Rondônia, com chuvas, chuviscos em alguns pontos e muitas trovoadas.
Dentro do perímetro urbano de Cacoal, a área atingida pela ventania ficou restrita à Zona Leste da cidade, na saída para Pimenta Bueno.
O que chama a atenção de alguns pesquisadores de outros Estados é tamanha intensidade do vento e prejuízos reportados em um ponto específico, em linha reta.
Dados: INMET Corpo de Bombeiros
Fonte: De olho no tempo
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ponte sobre o Rio Machado em Ji-Paraná não oferece risco estrutural, confirma Nova 364
A Nova 364 confirmou, por meio de sua área de Engenharia, que a ponte sobre o Rio Machado, em Ji-Paraná, encontra-se estruturalmente segura e sem qu

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem atuando de forma firme e contínua na fiscalização dos serviços de coleta de lixo executados p

Com menor custo, Natal 2025 será o mais grandioso já realizado em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho vai realizar o Natal 2025 com menor investimento, ampliando a decoração natalina para todos os distritos e reforçando o

Quem aí gosta de fastfood com os famosos sanduiches da rede mundial de restaurantes "MC Donald's"? Muita gente gosta dessa e de outras marcas como B
Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)