Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Vendaval em Cacoal; Rajada a 127,8 km/h



Vendaval deixa rastro de destruição em Cacoal; Rajada chegou a 127,8 km/h



Área de tempestade atingiu com força a região de Cacoal na madrugada provocando muitos estragos. Casas foram destelhadas por completo, árvores arrancadas pela raiz e um cenário totalmente retorcido com placas de publicidade espalhadas a distância.

Daniel Panobianco – Um violento vendaval atingiu Cacoal e cidades vizinhas nesta madrugada de segunda-feira. O vento forte assolou uma vasta área provocando um rastro de destruição jamais visto por muitos. Milhares de casas, principalmente na zona rural e também na zona urbana, foram destelhadas por completo. Árvores foram arrancadas pela raiz deixando ruas e avenidas intransitáveis, além de muita sujeira. Ao longo da rodovia BR-364, placas de publicidade e de sinalização voaram a metros de distância. 

A rajada de vento registrada oficialmente em uma estação meteorológica automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) na cidade, foi de 35,5 m/s, o que equivale a 127,8 km/h. 

Vendavais dessa categoria possuem força destrutiva de um tornado, dependendo da localização e área atingida. Vendaval em Cacoal; Rajada a 127,8 km/h - Gente de Opinião

No interior do município, não distante da cidade, barracões inteiros foram destelhados com telhados totalmente retorcidos. Uma antena de telefonia rural veio ao chão deixando várias pessoas sem comunicação local. 

Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros houve registro de muitas chamadas até as 6 horas local. Ainda não se sabe o tamanho dos estragos causados e a quantidade de possíveis vitimas. 
 
Cidade poupada 

A área de tormentas que se formou no Estado de Mato Grosso, ainda na noite de ontem, atingiu praticamente todo o sul e centro de Rondônia, com chuvas, chuviscos em alguns pontos e muitas trovoadas. 

Dentro do perímetro urbano de Cacoal, a área atingida pela ventania ficou restrita à Zona Leste da cidade, na saída para Pimenta Bueno. 

O que chama a atenção de alguns pesquisadores de outros Estados é tamanha intensidade do vento e prejuízos reportados em um ponto específico, em linha reta.


Dados: INMET – Corpo de Bombeiros 
Fonte: De olho no tempo

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç