Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Valverde prestigia 6º Campeonato de Pesca de Cacoal


O deputado federal Eduardo Valverde (PT/RO) participou do 6º Campeonato de Pesca de Cacoal. O Festival de Pesca que é considerado um dos melhores do Estado, terminou ontem, domingo(02), e foi promovido pela Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (ASPEC).

O evento já faz parte do calendário de atividades desenvolvidas em Cacoal e tem a parceria da Prefeitura de Cacoal, através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio – SEMICT além de empresários e comerciantes em geral.

E Foi em companhia do em prefeito Franco, que Valverde fez a liberação no Rio Machado de cerca de mil alevinos, que garantirão quando reproduzidos, mais peixe para os próximos festivais.

O deputado Eduardo Valverde tem estimulado em todo o estado de Rondônia, a piscicultura. Vários tanques redes tem sido instalados nos mais diversos rios do estado, promovendo dessa forma, renda para as famílias.

Outra forma que o deputado tem contribuído para a pesca e atividades relacionadas é através da destinação recursos, via emenda, para as associações adquirirem equipamentos para a comercialização e transporte do pescado. “Essa é uma demonstração concreta de nosso compromisso pela valorização dos pescadores”, destaca Valverde. 

Além dessas ações, outras também têm sido coordenadas com o apoio de Valverde como a alocação de recursos por meio do BNDES para financiamento em qüicultura.“Desta forma, com uma maior profissionalização do processo de industrialização, será possível conseguir preços melhores para o pescado”, explica Eduardo Valverde.

O Estado de Rondônia possui mais de 2898 pescadores oficialmente cadastrados. Acredita-se, no entendo, que mais de 4 mil estejam trabalhando regularmente. Isso significa mais de 1200 pessoas trabalhando na informalidade, sem a autorização legal para pescar nem os benefícios proporcionados pela carteira de Pescador Profissional, entre eles o seguro defeso, a aposentadoria e o auxílio doença.

Fonte: Leila Brito
 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento