Porto Velho (RO) quinta-feira, 1 de outubro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Valverde e vereadores buscam apoio para construção de aeroporto em P. Bueno



Eduardo Valverde e vereadores de Pimenta Bueno buscam apoio junto a Minitério da Defesa para construção de aeroporto no município

Acompanhados do Deputado Federal Eduardo Valverde (PT), uma comitiva de vereadores do município de Pimenta Bueno (RO) participaram na noite desta quarta-feira(10) de audiência com a Secretária de Aviação Civil, do Ministério da Defesa, Fabiana Tedesco para tratarem da construção do Aeroporto de Pimenta Bueno.

De acordo com vereador Cleiton Roque (PSB), porta-voz do grupo, o município cumpriu com todas as exigências estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na formulação do projeto básico, precisando agora, da inclusão de Pimenta Bueno no Fundo Aeroportuário gerenciado pelo Ministério da Defesa.

Segundo a Sercretária de Aviação Civil, Fabiana Tedesco, para que o município seja contemplado com os recursos do Fundo e construa o aeroposto, é preciso antes, que o Governo Estadual indique Pimeta Bueno como prioridade e, dessa forma, estabeleça um covênio.

Isto porque, explicou Fabiana, como a União tem coberto sobretudo, para a região Norte, 85% dos custos para a edificação dos aeroportos, a liberção só pode ser feita via Governo do Estado, pois será ele quem entrará com a contrapartida de 15%. A obra do aeroporto de Pimeta Bueno está estimada em R$ 9 milhões.

O deputado Valverde argumentou que o aeroporto é de suma importância para Rondônia, visto que o município possui o maior pólo cerâmico e de confecções do estado e ainda, será uma alternativa para vôos ligando a região à América Latina.

“Com a conclusão da Rodovia Transoceânica, ligando Brasil, Peru e Bolívia, será necessário um incremento do estado, visto que essa rodovia, terá um fluxo intenso de caminhões, e a rota aeroviária cortando por Pimenta seria uma boa alternativa”, observou.

Portanto, ressaltou Valverde, enquanto o Governo do Estado não indicar o município, Rondônia continuará deficitário em opções tanto de vôos regionais, como nacionais. Isso porque, com 52 municípios, Rondônia conta com apenas três aeroportos (Porto Velho, Vilhena e Ji-Paraná).

Fonte: Leila Denise

 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç