Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Valdir Raupp e Marinha participam de cerimônia do IFRO


O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO) participaram na manhã de hoje da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Campus Guajará-Mirim. Esta será a oitava unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) no Estado. No evento foi assinado o contrato e feita a apresentação do projeto de construção. Como contrapartida do município, o terreno foi doado pela Prefeitura de Guajará-Mirim.

O campus prevê o fortalecimento da área de fronteira, com o polo binacional e está sendo projetado para atender a um público de 1.200 alunos brasileiros e bolivianos, com a contratação de 60 professores e 45 técnicos administrativos via concurso público e investimentos previstos da ordem de R$ 10 milhões.

Para Marinha Raupp a educação é um instrumento de desenvolvimento e inserção social. “Ao acreditarmos que nossos jovens são nossa esperança de futuro, devemos investir na sua formação no presente, e com isso, garantir a integração e o desenvolvimento da região. O Governo Federal, a cidade e o povo de Guajará estão de parabéns por mais essa conquista”, disse. Ainda segundo Marinha Raupp a implantação do IFRO ajudará a ampliar as ações de ensino técnico para o norte do Estado.

O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) lembrou da importância do IFRO para o ensino e integração da região. “O Instituto é um marco nas políticas educacionais de Rondônia e do resto do país. É um projeto de nação que gera uma sociedade econômica mais justa e democratiza o conhecimento, formando um ser humano melhor e um cidadão mais consciente”, frisou o senador.

Anunciada em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, a nova unidade da Rede Federal de Educação Tecnológica faz parte da terceira etapa da expansão, que prevê a implantação de mais 120 unidades dos institutos federais, com prioridade para as microrregiões e cidades com mais de 50 mil habitantes.

Memória:

Em 29 de dezembro de 2008 o presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou a Lei 11.892 que criou 38 Institutos Federais. O de Rondônia surgiu da Integração da Escola Técnica Federal e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste. Em 2009 Prefeitos de 120 municípios assinaram o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. Rondônia foi contemplada com o campus de Guajará-Mirim.

Fonte: Bruno Góes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

Regularização fundiária nos distritos de Porto Velho marca trabalho desenvolvido pela Semur

A segurança jurídica, a valorização imobiliária e o estímulo ao desenvolvimento econômico são apenas algumas das vantagens obtidas pela população com

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)