Sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 - 17h29
O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) e a deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO) participaram na manhã de hoje da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental do Campus Guajará-Mirim. Esta será a oitava unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) no Estado. No evento foi assinado o contrato e feita a apresentação do projeto de construção. Como contrapartida do município, o terreno foi doado pela Prefeitura de Guajará-Mirim.
O campus prevê o fortalecimento da área de fronteira, com o polo binacional e está sendo projetado para atender a um público de 1.200 alunos brasileiros e bolivianos, com a contratação de 60 professores e 45 técnicos administrativos via concurso público e investimentos previstos da ordem de R$ 10 milhões.
Para Marinha Raupp a educação é um instrumento de desenvolvimento e inserção social. “Ao acreditarmos que nossos jovens são nossa esperança de futuro, devemos investir na sua formação no presente, e com isso, garantir a integração e o desenvolvimento da região. O Governo Federal, a cidade e o povo de Guajará estão de parabéns por mais essa conquista”, disse. Ainda segundo Marinha Raupp a implantação do IFRO ajudará a ampliar as ações de ensino técnico para o norte do Estado.
O senador Valdir Raupp (PMDB/RO) lembrou da importância do IFRO para o ensino e integração da região. “O Instituto é um marco nas políticas educacionais de Rondônia e do resto do país. É um projeto de nação que gera uma sociedade econômica mais justa e democratiza o conhecimento, formando um ser humano melhor e um cidadão mais consciente”, frisou o senador.
Anunciada em 2011 pela presidenta Dilma Rousseff, a nova unidade da Rede Federal de Educação Tecnológica faz parte da terceira etapa da expansão, que prevê a implantação de mais 120 unidades dos institutos federais, com prioridade para as microrregiões e cidades com mais de 50 mil habitantes.
Memória:
Em 29 de dezembro de 2008 o presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou a Lei 11.892 que criou 38 Institutos Federais. O de Rondônia surgiu da Integração da Escola Técnica Federal e da Escola Agrotécnica de Colorado do Oeste. Em 2009 Prefeitos de 120 municípios assinaram o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. Rondônia foi contemplada com o campus de Guajará-Mirim.
Fonte: Bruno Góes
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade
Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira
A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal
O Sebrae em Rondônia apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na Prefeitura Municipal de Cacoal, a minuta da Lei Municipal de Inovação. O docume

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades
O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)