Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Universidade Federal comemora 20 anos em Cacoal



A Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, comemorou nesta segunda, 19 de maio, os 20 anos de educação superior no interior do estado de Rondônia. Autoridades, acadêmicos, ex-acadêmicos, professores, ex-professores, ex-diretores e a atual gestão estiveram presentes, relembrando as dificuldades encontradas e as vitórias alcançadas pelos idealizadores deste grandioso projeto.

A Diretora da Unir Campus de Cacoal, professora Mestre  Lúcia Setsuko Ohara Yamada, no ato representando, também, o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, Prof. Doutor José Januário de Oliveira Amaral, destacou a importância de cada um que colaborou com a construção do Campus. Salientou que a meta de todos que por ali passaram era manter a qualidade de ensino. "As duas décadas de trabalho e formação acadêmica proporcionaram ao estado de Rondônia, a formação de excelentes profissionais" disse.

O prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, parabenizou a diretoria da Instituição. Ratificou o apoio de cada prefeito que esteve à frente da administração municipal. Franco disse ainda que, mesmo trabalhando em prol das diretrizes do ensino fundamental, não deixará de apoiar o ensino superior e a Universidade Federal, Campus de Cacoal. Os professores e funcionários municipais permanecerão cedidos a Unir de Cacoal. "O maior dom que Deus deu ao homem foi à inteligência" destacou. 

 

Homenagens

Em reconhecimento aos trabalhos prestados pela Universidade Federal, autoridades políticas, ex-reitores, ex-diretores, receberam troféus em homenagem aos 20 anos de fundação do Campus Unir de Cacoal. Os ex-prefeitos Josino Brito (in memorian), Divino Cardoso Campos, Orlandino Ragnni e a ex-prefeita Sueli Alves Aragão foram agraciados pela singela homenagem.

A imprensa teve o trabalho reconhecido através do jornalista Adair Perin, proprietário do Jornal A Tribuna Popular, o jornal mais antigo do interior do Estado. Nos 29 anos de fundação, o periódico sempre esteve a frente divulgando as ações do campus. 

Enquanto muitas universidades públicas padecem de falta de incentivo, investimentos e estruturação, a Universidade de Rondônia, Campus de Cacoal se destaca em qualidade de ensino. A instituição atende 750 alunos em três cursos, administração, ciências contábeis e direito, e todos ocupam posição de destaque nacional.

 

Novo curso

Em 2010 será oferecido o curso de Engenharia de Produção em Presidente Médici. Engenheiros que vão integrar a equipe de professores estão em fase de contratação, e outros investimentos serão feitos para abrigar o curso.

Fonte: Paulo Henrique Silva -  SRT/RO 983

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)