Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Universidade Federal comemora 20 anos em Cacoal



A Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, comemorou nesta segunda, 19 de maio, os 20 anos de educação superior no interior do estado de Rondônia. Autoridades, acadêmicos, ex-acadêmicos, professores, ex-professores, ex-diretores e a atual gestão estiveram presentes, relembrando as dificuldades encontradas e as vitórias alcançadas pelos idealizadores deste grandioso projeto.

A Diretora da Unir Campus de Cacoal, professora Mestre  Lúcia Setsuko Ohara Yamada, no ato representando, também, o Reitor da Universidade Federal de Rondônia, Prof. Doutor José Januário de Oliveira Amaral, destacou a importância de cada um que colaborou com a construção do Campus. Salientou que a meta de todos que por ali passaram era manter a qualidade de ensino. "As duas décadas de trabalho e formação acadêmica proporcionaram ao estado de Rondônia, a formação de excelentes profissionais" disse.

O prefeito de Cacoal, Franco Vialetto, parabenizou a diretoria da Instituição. Ratificou o apoio de cada prefeito que esteve à frente da administração municipal. Franco disse ainda que, mesmo trabalhando em prol das diretrizes do ensino fundamental, não deixará de apoiar o ensino superior e a Universidade Federal, Campus de Cacoal. Os professores e funcionários municipais permanecerão cedidos a Unir de Cacoal. "O maior dom que Deus deu ao homem foi à inteligência" destacou. 

 

Homenagens

Em reconhecimento aos trabalhos prestados pela Universidade Federal, autoridades políticas, ex-reitores, ex-diretores, receberam troféus em homenagem aos 20 anos de fundação do Campus Unir de Cacoal. Os ex-prefeitos Josino Brito (in memorian), Divino Cardoso Campos, Orlandino Ragnni e a ex-prefeita Sueli Alves Aragão foram agraciados pela singela homenagem.

A imprensa teve o trabalho reconhecido através do jornalista Adair Perin, proprietário do Jornal A Tribuna Popular, o jornal mais antigo do interior do Estado. Nos 29 anos de fundação, o periódico sempre esteve a frente divulgando as ações do campus. 

Enquanto muitas universidades públicas padecem de falta de incentivo, investimentos e estruturação, a Universidade de Rondônia, Campus de Cacoal se destaca em qualidade de ensino. A instituição atende 750 alunos em três cursos, administração, ciências contábeis e direito, e todos ocupam posição de destaque nacional.

 

Novo curso

Em 2010 será oferecido o curso de Engenharia de Produção em Presidente Médici. Engenheiros que vão integrar a equipe de professores estão em fase de contratação, e outros investimentos serão feitos para abrigar o curso.

Fonte: Paulo Henrique Silva -  SRT/RO 983

 

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento