Porto Velho (RO) segunda-feira, 22 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Turismo: Conetur destaca apoio da Prefeitura para alavancar o Porto Velho Sport Fishing


Turismo: Conetur destaca apoio da Prefeitura para alavancar o Porto Velho Sport Fishing - Gente de Opinião

Empresas parceiras no projeto apresentaram o balanço das ações realizadas este ano, bem como as metas para 2019

 

“A parceria da Prefeitura da capital foi fundamental para consolidar o projeto Porto Velho Sport Fishing neste primeiro ano de sua instalação”, afirmou o empresário Claudio Hikague, idealizador do projeto, na manhã desta quarta-feira (12/12), na Fecomércio, durante reunião com os membros do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur) para prestar contas das ações executadas ao longo deste ano e apresentar as metas para o ano de 2019.

 

O balanço foi apresentado por Cláudio, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Bebidas (Sidiber) e membro da Conetur, e pelo vice-presidente da Fecomércio, Gladstone Frota.

 

Cláudio citou as atividades efetuadas com apoio do Município, entre elas, a divulgação intensa do projeto na mídia, patrocínio nas redes sociais, criação da página para promoção do Porto Velho Sport Fishing (http://pescapvh.com/), campanha educativa nas escolas do distrito de Jaci Paraná e mutirão de limpeza nessa localidade. Jaci é um dos principais polos de pesca esportiva de Porto Velho.

 

O mutirão, inclusive, foi elogiado pelas representantes das instituições que compõem o Conetur. “Esse trabalho deixou a cidade mais limpa e bonita, pois foi feito um serviço de limpeza profundo. Os moradores também estão mais conscientes em relação ao descarte do lixo”, declarou Cláudio. O resultado foi tão positivo que o município do Candeias já acenou para que o Conetur encampe uma ação desse porte naquela cidade.

 

O idealizador do projeto enfatizou ainda a realização dos cursos de capacitação de “Condutor de Pesca”, “Cozinheiro” e “Atendimento”, que contemplaram, no total, 80 pessoas. A formação foi realizada pelo Senac, como o apoio da Prefeitura.

 

Plano - desenvolvimento

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Armando Moreira, que representou o prefeito Hildon Chaves na reunião, esclareceu que a Prefeitura está trabalhando para criar o Plano de Desenvolvimento do Turismo da capital. Com o planejamento, segundo ele, a liberação de recursos por parte do Ministério do Turismo se tornará mais ágil.

 

O subsecretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur),

 

Euzebio Lopes, declarou que o prefeito Hildon Chaves vai continuar incentivando o projeto com o intuito de gerar emprego e renda para a população de Porto Velho. De acordo com ele, já está havendo reações positivas nessa área, especialmente na rede hoteleira dos distritos.

 

Porto

Cláudio destacou ainda a liberação pelo Governo do Estado de uma rampa de embarque e desembarque no Porto Organizado de Porto Velho para ser usada pelos pescadores, garantindo, assim, mais segurança aos turistas da pesca esportiva. O apoio por parte da administração do aeroporto internacional Jorge Texeira, que autorizou a instalação de um banner sobre o projeto na sala de desembarque também foi lembrado pelos participantes da reunião.

 

Ampliação - projeto

Em 2019 o projeto será incrementado e ampliado pelo Conetur. Os cursos de capacitação serão estendidos aos pescadores de Jaci Paraná e Candeias do Jamari. O Senac também dará consultoria nas cozinhas dos restaurantes desse município e do distrito porto-velhense. O Conselho buscará ainda a liberação para a pesca esportiva na reserva de Samuel e realizará campanha educativa “Não a Pesca Predatória” e “Coleta Seletiva de Resíduos” no município do Candeias.

 

Parceiros

Participaram ainda da reunião, representante das empresas e instituições parceiras: Sicoob Porto Credi, Renato Doretto; da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) Jander Moro; do Sebrae, Dayan Saldanha; da Semdestur, Mariluce Gonçalves; da Fecomércio, Cileide Macedo e Osvino Jurazek e do Senac Hilton Gomes e Hedviges da Silva.

Mais Sobre Municípios

Jurista de renome nacional destaca avanço administrativo na gestão do prefeito Hildon Chaves

Jurista de renome nacional destaca avanço administrativo na gestão do prefeito Hildon Chaves

Jacoby Fernandes citou a implantação do Sistema de Registro de Preços Permanente, que proporciona mais celeridade nas aquisições que se repetem

Prefeito Hildon Chaves sanciona lei que garante o benefício no contracheque dos professores

Prefeito Hildon Chaves sanciona lei que garante o benefício no contracheque dos professores

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, sancionou nesta sexta-feira (19/7), a lei que assegura o pagamento do piso salarial (nacional) da educação a

Mulheres concluem curso de pintura em quadros pelo programa Brincando de Roda

Mulheres concluem curso de pintura em quadros pelo programa Brincando de Roda

Nesta semana 20 mulheres que moram no bairro Santo Antonio concluíram o curso de pintura em quadros e receberam certificados, na Comunidade Padre Ez

Palestra sobre a história do Budismo movimenta o CEBB-RO no final de julho

Palestra sobre a história do Budismo movimenta o CEBB-RO no final de julho

O Centro de Estudos Budistas e Bodsativa de Porto Velho, pela primeira vez está trazendo à capital para um ciclo de atividades o historiador Fernando