Porto Velho (RO) terça-feira, 10 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Turismo: Conetur destaca apoio da Prefeitura para alavancar o Porto Velho Sport Fishing


Turismo: Conetur destaca apoio da Prefeitura para alavancar o Porto Velho Sport Fishing - Gente de Opinião

Empresas parceiras no projeto apresentaram o balanço das ações realizadas este ano, bem como as metas para 2019

 

“A parceria da Prefeitura da capital foi fundamental para consolidar o projeto Porto Velho Sport Fishing neste primeiro ano de sua instalação”, afirmou o empresário Claudio Hikague, idealizador do projeto, na manhã desta quarta-feira (12/12), na Fecomércio, durante reunião com os membros do Conselho Empresarial de Turismo (Conetur) para prestar contas das ações executadas ao longo deste ano e apresentar as metas para o ano de 2019.

 

O balanço foi apresentado por Cláudio, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras de Bebidas (Sidiber) e membro da Conetur, e pelo vice-presidente da Fecomércio, Gladstone Frota.

 

Cláudio citou as atividades efetuadas com apoio do Município, entre elas, a divulgação intensa do projeto na mídia, patrocínio nas redes sociais, criação da página para promoção do Porto Velho Sport Fishing (http://pescapvh.com/), campanha educativa nas escolas do distrito de Jaci Paraná e mutirão de limpeza nessa localidade. Jaci é um dos principais polos de pesca esportiva de Porto Velho.

 

O mutirão, inclusive, foi elogiado pelas representantes das instituições que compõem o Conetur. “Esse trabalho deixou a cidade mais limpa e bonita, pois foi feito um serviço de limpeza profundo. Os moradores também estão mais conscientes em relação ao descarte do lixo”, declarou Cláudio. O resultado foi tão positivo que o município do Candeias já acenou para que o Conetur encampe uma ação desse porte naquela cidade.

 

O idealizador do projeto enfatizou ainda a realização dos cursos de capacitação de “Condutor de Pesca”, “Cozinheiro” e “Atendimento”, que contemplaram, no total, 80 pessoas. A formação foi realizada pelo Senac, como o apoio da Prefeitura.

 

Plano - desenvolvimento

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Município, Armando Moreira, que representou o prefeito Hildon Chaves na reunião, esclareceu que a Prefeitura está trabalhando para criar o Plano de Desenvolvimento do Turismo da capital. Com o planejamento, segundo ele, a liberação de recursos por parte do Ministério do Turismo se tornará mais ágil.

 

O subsecretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur),

 

Euzebio Lopes, declarou que o prefeito Hildon Chaves vai continuar incentivando o projeto com o intuito de gerar emprego e renda para a população de Porto Velho. De acordo com ele, já está havendo reações positivas nessa área, especialmente na rede hoteleira dos distritos.

 

Porto

Cláudio destacou ainda a liberação pelo Governo do Estado de uma rampa de embarque e desembarque no Porto Organizado de Porto Velho para ser usada pelos pescadores, garantindo, assim, mais segurança aos turistas da pesca esportiva. O apoio por parte da administração do aeroporto internacional Jorge Texeira, que autorizou a instalação de um banner sobre o projeto na sala de desembarque também foi lembrado pelos participantes da reunião.

 

Ampliação - projeto

Em 2019 o projeto será incrementado e ampliado pelo Conetur. Os cursos de capacitação serão estendidos aos pescadores de Jaci Paraná e Candeias do Jamari. O Senac também dará consultoria nas cozinhas dos restaurantes desse município e do distrito porto-velhense. O Conselho buscará ainda a liberação para a pesca esportiva na reserva de Samuel e realizará campanha educativa “Não a Pesca Predatória” e “Coleta Seletiva de Resíduos” no município do Candeias.

 

Parceiros

Participaram ainda da reunião, representante das empresas e instituições parceiras: Sicoob Porto Credi, Renato Doretto; da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) Jander Moro; do Sebrae, Dayan Saldanha; da Semdestur, Mariluce Gonçalves; da Fecomércio, Cileide Macedo e Osvino Jurazek e do Senac Hilton Gomes e Hedviges da Silva.

Mais Sobre Municípios

Agricultores e agroindústrias comemoram vendas na 1ª Feira do Produtor de Vilhena

Agricultores e agroindústrias comemoram vendas na 1ª Feira do Produtor de Vilhena

A inauguração da Feira do Produtor, que agora passa a ser realizada em todos os sábados, foi um sucesso para os produtores e seus clientes. O evento e

Prefeitura de Porto Velho abre novas vagas para Escola de Música Som na Leste

Prefeitura de Porto Velho abre novas vagas para Escola de Música Som na Leste

A Prefeitura de Porto Velho, através da Escola Municipal de Música Som na Leste, publicou edital abrindo a matrícula de novos alunos para o preenchime

Hildon Chaves e Mariana Carvalho anunciam novas obras em Porto Velho

Hildon Chaves e Mariana Carvalho anunciam novas obras em Porto Velho

O prefeito Hildon Chaves recebeu na manhã de segunda-feira (2) em seu gabinete, no Prédio do Relógio (sede do poder executivo), a deputada federal Mar

Prefeitura de Porto Velho inicia credenciamento de empresa interessada em operar o setor

Prefeitura de Porto Velho inicia credenciamento de empresa interessada em operar o setor

Nesta segunda-feira (2/12), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Licitações (SML), realizou sessão pública para inic