Terça-feira, 10 de maio de 2011 - 10h45
A empresa Trip Linhas Aéreas e o governo de Rondônia iniciaram nesta segunda-feira (9) os primeiros entendimentos para a construção de um acordo econômico que levará benefício a população do Estado com voo regional. A medida, caso seja consolidada, vai contemplar o município de Cacoal com voo para Porto Velho e Cuiabá (MT).
A convite do deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), o diretor de administração e finanças da Trip, Fernando Calaes, está na capital de Rondônia para discutir com a equipe econômica do governo a viabilidade da Trip passar a oferecer a população o serviço de transporte de passageiros.
Nesta segunda-feira, o governador Confúcio Moura (PMDB) recebeu o diretor da Trip durante audiência na sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na capital. O encontro agendado pelo deputado Nilton Capixaba contou com a participação do diretor do DER, engenheiro Lúcio Mosquini e representantes da secretaria de Finanças do Estado. O prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), também participou da reunião.
O encontro serviu para Fernando Calaes expor a construção de uma parceria com o governo do Estado e a política de crescimento da empresa. “A empresa está ampliando suas atividades em outros estados como formar de intensificar a integração regional. Essa política já vem sendo desenvolvida pela Trip nos estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Amazonas e Acre. Mas para consolidar essa parceria é necessária a construção de uma parceria com o governo”.
Para consolidar essa parceria, é necessário a participação do governo e estabelecer percentual de ICMS que será fixado pelo Estado na cobrança do valor do combustível utilizado no abastecimento das aeronaves em solo rondoniense. Para isso, o governador solicitou que sua equipe econômica elaborasse um estudo técnico para saber a viabilidade econômica com a regionalização do voo.
Aeroporto de Cacoal - O deputado Nilton Capixaba destacou o apoio que vem recebendo do governo do Estado, por meio do diretor do DER, na construção da parceria e no funcionamento do aeroporto de Cacoal. Capixaba disse ao governador que na semana passada recebeu a visita em seu gabinete de representantes da empresa Oi Brasil Telecom, que garantiram que no próximo dia 20 estará consolidado o serviço de telefonia fixa e internet no aeroporto.
A Internet e telefonia fixa são exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o funcionamento do aeroporto de Cacoal. Inaugurado em 2010, a obra contou com investimentos de mais de R$ 20 milhões. Os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, detector de metal, câmeras de segurança, alojamento para os bombeiros, caminhão de combate a incêndio, já estão nas dependências do aeroporto para proporcionar segurança e o bom funcionamento do empreendimento.
Fonte: Marcelo Freire
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Decreto municipal proíbe paredões de som automotivo durante o carnaval em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho está implementando medidas mais rigorosas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáve

Área de preservação invadida é recuperada pela Prefeitura de Porto Velho
Na manhã desta terça-feira (3), a Justiça de Rondônia determinou o cumprimento de sentença contra os responsáveis por um estabelecimento comercial do

Curumim Folia 2026 valoriza inclusão, cultura e lazer para crianças e famílias de Porto Velho
O Curumim Folia 2026 valorizou a importância da inclusão do público infantil na programação oficial do Carnaval de Porto Velho (Béra Folia), criando m

Carnaval Seguro em Porto Velho começa sem registros de violência e proteção a públicos prioritários
O primeiro dia do Carnaval Seguro foi encerrado com um balanço altamente positivo em Porto Velho, resultado de planejamento, presença no território e
Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)