Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Trip discute com governo acordo para iniciar voos em RO


 
A empresa Trip Linhas Aéreas e o governo de Rondônia iniciaram nesta segunda-feira (9) os primeiros entendimentos para a construção de um acordo econômico que levará benefício a população do Estado com voo regional. A medida, caso seja consolidada, vai contemplar o município de Cacoal com voo para Porto Velho e Cuiabá (MT).

A convite do deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), o diretor de administração e finanças da Trip, Fernando Calaes, está na capital de Rondônia para discutir com a equipe econômica do governo a viabilidade da Trip passar a oferecer a população o serviço de transporte de passageiros.

Nesta segunda-feira, o governador Confúcio Moura (PMDB) recebeu o diretor da Trip durante audiência na sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na capital. O encontro agendado pelo deputado Nilton Capixaba contou com a participação do diretor do DER, engenheiro Lúcio Mosquini e representantes da secretaria de Finanças do Estado. O prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), também participou da reunião.

O encontro serviu para Fernando Calaes expor a construção de uma parceria com o governo do Estado e a política de crescimento da empresa. “A empresa está ampliando suas atividades em outros estados como formar de intensificar a integração regional. Essa política já vem sendo desenvolvida pela Trip nos estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Amazonas e Acre. Mas para consolidar essa parceria é necessária a construção de uma parceria com o governo”.

Para consolidar essa parceria, é necessário a participação do governo e estabelecer percentual de ICMS que será fixado pelo Estado na cobrança do valor do combustível utilizado no abastecimento das aeronaves em solo rondoniense. Para isso, o governador solicitou que sua equipe econômica elaborasse um estudo técnico para saber a viabilidade econômica com a regionalização do voo.

Aeroporto de Cacoal - O deputado Nilton Capixaba destacou o apoio que vem recebendo do governo do Estado, por meio do diretor do DER, na construção da parceria e no funcionamento do aeroporto de Cacoal. Capixaba disse ao governador que na semana passada recebeu a visita em seu gabinete de representantes da empresa Oi Brasil Telecom, que garantiram que no próximo dia 20 estará consolidado o serviço de telefonia fixa e internet no aeroporto.

A Internet e telefonia fixa são exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o funcionamento do aeroporto de Cacoal. Inaugurado em 2010, a obra contou com investimentos de mais de R$ 20 milhões. Os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, detector de metal, câmeras de segurança, alojamento para os bombeiros, caminhão de combate a incêndio, já estão nas dependências do aeroporto para proporcionar segurança e o bom funcionamento do empreendimento.

Fonte: Marcelo Freire


 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam