Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Trip discute com governo acordo para iniciar voos em RO


 
A empresa Trip Linhas Aéreas e o governo de Rondônia iniciaram nesta segunda-feira (9) os primeiros entendimentos para a construção de um acordo econômico que levará benefício a população do Estado com voo regional. A medida, caso seja consolidada, vai contemplar o município de Cacoal com voo para Porto Velho e Cuiabá (MT).

A convite do deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO), o diretor de administração e finanças da Trip, Fernando Calaes, está na capital de Rondônia para discutir com a equipe econômica do governo a viabilidade da Trip passar a oferecer a população o serviço de transporte de passageiros.

Nesta segunda-feira, o governador Confúcio Moura (PMDB) recebeu o diretor da Trip durante audiência na sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), na capital. O encontro agendado pelo deputado Nilton Capixaba contou com a participação do diretor do DER, engenheiro Lúcio Mosquini e representantes da secretaria de Finanças do Estado. O prefeito de Cacoal, Padre Franco (PT), também participou da reunião.

O encontro serviu para Fernando Calaes expor a construção de uma parceria com o governo do Estado e a política de crescimento da empresa. “A empresa está ampliando suas atividades em outros estados como formar de intensificar a integração regional. Essa política já vem sendo desenvolvida pela Trip nos estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Amazonas e Acre. Mas para consolidar essa parceria é necessária a construção de uma parceria com o governo”.

Para consolidar essa parceria, é necessário a participação do governo e estabelecer percentual de ICMS que será fixado pelo Estado na cobrança do valor do combustível utilizado no abastecimento das aeronaves em solo rondoniense. Para isso, o governador solicitou que sua equipe econômica elaborasse um estudo técnico para saber a viabilidade econômica com a regionalização do voo.

Aeroporto de Cacoal - O deputado Nilton Capixaba destacou o apoio que vem recebendo do governo do Estado, por meio do diretor do DER, na construção da parceria e no funcionamento do aeroporto de Cacoal. Capixaba disse ao governador que na semana passada recebeu a visita em seu gabinete de representantes da empresa Oi Brasil Telecom, que garantiram que no próximo dia 20 estará consolidado o serviço de telefonia fixa e internet no aeroporto.

A Internet e telefonia fixa são exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o funcionamento do aeroporto de Cacoal. Inaugurado em 2010, a obra contou com investimentos de mais de R$ 20 milhões. Os equipamentos instalados, como a esteira de bagagens, detector de metal, câmeras de segurança, alojamento para os bombeiros, caminhão de combate a incêndio, já estão nas dependências do aeroporto para proporcionar segurança e o bom funcionamento do empreendimento.

Fonte: Marcelo Freire


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

2025: o ano em que Porto Velho voltou a se reconhecer no espelho

Por muito tempo, Porto Velho conviveu com um sentimento silencioso de distanciamento entre a cidade e seus moradores. Em 2025, esse ciclo começou a

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Porto Velho começa 2026 com obra de revitalização do Parque Circuito

Símbolo de memória, lazer e pertencimento para a população de Porto Velho, o Parque Circuito é um dos espaços públicos mais tradicionais da capital. L

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho

Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)