Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Tribunal de Contas investe em tecnologia


Lúcio Albuquerque

Investimentos em tecnologia e em treinamento de pessoal, são duas ações colocadas em prática pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE-RO – para que possa dar melhor qualidade ao resultado final do seu trabalho, o que inclui diálogo e orientação constante aos jurisdicionados. Exemplo disso foi a realização em agosto do V Encontro de Atualização Administrativa que reuniu, em quatro cidades-pólo, cerca de 600 técnicos de órgãos municipais e estaduais.

Para enfrentar e dar respostas à sociedade, que cobra cada vez mais transparência e rapidez tanto na aplicação de recursos públicos quanto na fiscalização da gestão pública e, visando o futuro - que já começou – o TCE-RO tem buscado também a aproximação com o cidadão, sendo uma das armas utilizadas a informática.

Para isso, vários programas vêm sendo desenvolvidos pelos técnicos do Tribunal, visando a redução de custos e melhor utilização de tempo e meios, caso, por exemplo, do programa Sigap – Sistema Integrado de Gestão de Auditoria Pública, que permite o envio pelos jurisdicionados de documentos a serem analisados pela Secretaria Geral de Controle Externo do TCE, inclusive os balancetes mensais.

Na área de Informática também foi disponibilizado para uso da população o link Contas Públicas, onde o cidadão pode tomar conhecimento de como os recursos públicos vêm sendo utilizados pelas prefeituras, pelo Estado e por todos órgãos das administrações direta e indireta.

 

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: