Porto Velho (RO) domingo, 20 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Tribunal de Contas de Rondônia terá Sede em Ariquemes



O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, visitou, nesta terça-feira, 2, o terreno onde será instalada a Secretaria Regional de Controle Externo de Ariquemes, que vai atender ainda outros oito municípios da Região da Grande Ariquemes.

Acompanhado do vice-presidente do Tribunal, conselheiro Valdivino Crispim de Souza; do ouvidor, conselheiro Francisco Carvalho da Silva; e da arquiteta Cristina Barreiros; o conselheiro-presidente foi recebido em Ariquemes pelo prefeito Confúcio Moura; pelo vice Márcio Raposo; pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Saulo Moreira; e os vereadores Clóvis José; Valmir Francisco dos Passos (Val); e Enoque Nunes.

A comitiva do TCE e os gestores públicos conheceram e colheram informações sobre o terreno, que mede 1,5 mil metros quadrados (30x50) e fica na Rua Democrata, Setor Institucional, em Ariquemes.

Aprovada

Na ocasião, o prefeito Confúcio Moura e o presidente da Câmara, Saulo Moreira, aproveitaram para informar que a lei que autoriza a doação do terreno para a construção da regional já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo Executivo. “A instalação do TCE em Ariquemes trará enormes benefícios aos municípios da Região, uma vez que eles poderão receber o atendimento necessário ao bom andamento das atividades municipais, sem precisar se deslocar até Porto Velho”, destacou o prefeito.

Para o presidente da Câmara de Ariquemes, Saulo Moreira, o TCE acerta ao descentralizar suas ações e se aproximar dos cidadãos do interior do Estado. Ele chamou a atenção também para o fato de a presença do Tribunal de Contas servir para fortalecer a gestão pública na Região.

Rapidez

Já o presidente José Gomes elogiou a rapidez com que ocorreu todo o processo de doação do terreno. "É um aspecto muito positivo, pois demonstra o interesse do município em consolidar essa parceria com o Tribunal de Contas, ao oportunizar a instalação de mais uma unidade regional", comentou ao receber o documento das mãos do prefeito Confúcio Moura, do vice Marcio, e dos vereadores: Saulo e Clóvis.

O conselheiro-presidente lembrou, ainda, que a nova regional permitirá ao TCE ampliar o atendimento técnico aos jurisdicionados, bem como promover eventos destinados aos munícipes, como palestras, cursos e treinamentos. A expectativa é de que a obra comece no início de 2011.

Além de Ariquemes, serão atendidos pela Regional, os municípios de Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Machadinho do Oeste, Monte Negro e Rio Crespo, beneficiando uma população de mais de 210 mil pessoas.

Visita à Câmara

Após visitarem o terreno onde será construída a Sede do TCE, a comitiva visitou a Câmara Municipal de Ariquemes. O presidente do Tribunal passou por quase todos os departamentos e gabinetes dos vereadores, cumprimentou funcionários e elogiou o investimento feito pela atual Legislatura nas instalações da Casa de Leis. “Está muito bem equipada, e bem preparada para atender a população, não é mesmo?”, disse aos que o acompanhavam ao observar o plenário da Câmara. Todos concordaram e complementaram os elogios parabenizando o presidente Saulo Moreira pelo trabalho que vem realizando. Em seguida, a comitiva e as autoridades que acompanharam os gestores do TCE se serviram de um café da manhã.

Fontes: Ascom/TCE/Câmara de Vereadores de Ariquemes

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce