Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TRIBUNAL APROVA AS CONTAS DE CACAULÂNDIA


O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), aprovou ontem (13), por unanimidade, as contas do Município de Cacaulândia, referentes ao exercício de 2006, de responsabilidade do prefeito Adelino Follador, emitindo parecer prévio favorável à sua aprovação pela Câmara Municipal, de acordo com o voto do auditor substituto de conselheiro Davi Dantas da Silva.

Por telefone, de Cacaulândia, o prefeito disse que estava muito satisfeito com a decisão da Corte, ressaltando que já esperava por ela, visto que sempre trabalhou obedecendo rigorosamente os parâmetros legais e as orientações do Tribunal de Contas, inclusive levando seus servidores a participar dos cursos e treinamentos promovidos pelo Tribunal de Contas. "Tudo isso é muito importante, e neste ponto é preciso reconhecer o importante trabalho desenvolvido pelo conselheiro José Euler, que encerra sua gestão, acreditando que muito mais será realizado pelo conselheiro José Gomes, que inicia a nova gestão (2008/2009)", disse Adelino Follador.

O prefeito também elogiou o trabalho do conselheiro, Davi Dantas da Silva, relator da contas, e sua equipe, "que sempre nos atendeu muito bem todas as vezes que estivemos em seu Gabinete para tirar dúvidas, inclusive acompanhado de nossos vereadores", disse.

Em seu relatório, o conselheiro afirma que as contas de Cacaulândia foram circunstaciadamente examinadas, e nesse exame foi constatado que as demonstrações financeiras, consubstanciadas no balanço anual, refletem a realidade da execução orçamentária, financeira, econômica e patrimonial do Município. O relatório também confirma, que o Município observou e cumpriu as determinações relativas aos limites constitucionais, em especial aqueles que dizem respeito aos gastos com educação, saúde, pessoal e repasse à Câmara Municipal, e ao mesmo tempo recomendou à Administração a adoção de medidas judiciais para cobrança dos devedores do Município (inscritos na Dívida Ativa), e em relação aos professores leigos.

Satisfeito, Follador disse que a aprovação de suas contas é um prêmio ao Município e seus técnicos que sempre buscaram fazer o melhor para comunidade, sem perder de vistas os aspectos legais, "trabalhando com eficiência em busca da eficácia", concluiu.

Fonte: Cleuber Rodrigues Pereira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)