Segunda-feira, 10 de outubro de 2011 - 17h41
A Comissão Estadual de Transposição reuniu cerca de 150 servidores estaduais e municipais em Presidente Médici, na última sexta-feira, 07, quando o presidente da comissão e secretário de Estado da Administração, Rui Vieira de Sousa, disse sobre o empenho do Governo de Rondônia em dar celeridade ao processo de transposição dos servidores para os quadros do extinto território Federal de Rondônia. Ele explicou que a transposição vai proporcionar melhoria de vida aos servidores em razão do aumento do poder de compra dos salários, porém, destacou que o governador Confúcio Moura recomenda tranqüilidade, uma vez que o processo já está em andamento.
O secretário esclareceu ainda que o Governo já está se preparando para os novos desafios que a transposição traz: “Estamos reorganizando a estrutura administrativa para fazer frente aos novos desafios, com a formulação dos Planos de Carreira, Cargos e Remuneração das diversas categorias, além do recadastramento geral e capacitação dos quadros existentes. “Acreditamos que a experiência que estamos vivendo é muito satisfatória para o Estado, que se prepara para fundir a experiência dos veteranos com a dos novos servidores que chegarão ao Governo”, disse, refletindo que para o Estado a transposição também traz benefícios, como a inserção de mais recursos que movimentarão a economia dos municípios.
Presentes à reunião, o prefeito José Ribeiro da Silva Filho, de Médici, que destacou a satisfação em receber a comissão em seu município para orientar aos servidores; os coordenadores Cícero Evangelista Moreira e Waldemir Moura, da comissão de Transposição; o representante do Sintero-Regional, Guaporé, Devanir Domingues Fernandes; o comandante da PM, Subtenente Daniel; o secretário Regional de Governo, Dirceu de Souza, e o secretário municipal de Educação, Jackson de Souza Santos.
Waldemir Moura destacou os nove anos de trajetória percorridos até então para efetivar a transposição de Rondônia, uma luta dos sindicalistas, com o apoio das bancadas de Rondônia. Evangelista também lembrou o apoio que vem recebendo do Governo, através da SEAD, para levar as orientações a todas as localidades, com a finalidade de esclarecer aos servidores sobre os procedimentos necessários. Ele disse que o Estado foi autorizado pela Comissão Interministerial a organizar a documentação necessária e a posteriormente distribuir e recolher os termos de opção que serão levados para análise. No momento “estamos aguardando a edição da portaria que vai dar as diretrizes para o enquadramento, que deverá ser publicada nos próximos dias”, informou Evangelista, explicando ainda que já estão prontas as pastas de 19.099 servidores, aguardando a inserção do termo de opção, para posterior análise da comissão Interministerial.
A transposição é um processo individual, prevalecendo a data de assinatura do termo de opção. Os servidores terão seis meses (180 dias) para aderirem ou não ao novo plano. Para os servidores estaduais, a Lei 12249, que regulamenta a Emenda Constitucional 60, prevê a inclusão até 1991. Para os servidores que foram contratados pelos municípios, a Lei prevê inclusão até 1981, podendo atingir até 15 de março de 1987.
A SEAD mantém um Balcão de Informações na sede da secretaria, além do fone: 0800-6440387 e do portal: www.portaldoservidor.ro.gov.br.
Fonte: Mirian Franco
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)