Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Trabalho de recuperação das estradas rurais em Porto Velho é intensificado

Ações garantem o transporte escolar e escoamento da produção agrícola


Trabalho de recuperação das estradas rurais em Porto Velho é intensificado - Gente de Opinião

Para garantir a segurança do transporte escolar, o escoamento da produção e a mobilidade da população, a Prefeitura de Porto Velho intensifica os trabalhos de recuperação das estradas rurais nos distritos da capital e localidades adjacentes.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) e atualmente contam com sete frentes de trabalho, sendo duas delas no eixo da BR-319, uma em União Bandeirantes, outra no assentamento Terra Santa, uma em Vista Alegre do Abunã, outra em Extrema e em Nova Califórnia. “Ainda esta semana, uma outra equipe iniciará a recuperação de estradas rurais no distrito de Rio Pardo, totalizando oito frentes de trabalho”, destacou o secretário Gustavo Serbino.

Conforme determinação do prefeito Hildon Chaves, todas as frentes de trabalho priorizam as estradas por onde passam o transporte escolar, que geralmente são as mesmas que também servem para escoar a produção da agricultura familiar. “Priorizando essas estradas do transporte escolar, a gente também viabiliza o escoamento da produção”, completou Serbino.

SERVIÇOS

O secretário disse que as equipes realizam o encascalhamento e patrolamento das estradas, conserto de pontes e instalação de bueiros. Além disso, na principal via do núcleo urbano de União Bandeirantes, a Semagric, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob) e a Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital, está fazendo tapa-buracos com asfalto.

Ação semelhante está acontecendo no distrito de Nova Califórnia, na fronteira com o Acre. “O mesmo serviço será iniciado a partir da semana que vem no distrito de Extrema”, afirmou o titular da Semagric.

FRENTES DE TRABALHO

Eixo da BR-319:

Encascalhamento e patrolamento

Equipe 1 - Linha C25

Equipe 2 - Vila do km 13

Próximas ações:

Equipe 1 - Ramal São Bernardo II (km 106)

Equipe 2 - km 18

União Bandeirantes:

Tapa-buraco da avenida principal do distrito (asfalto)

Linha 07 (encascalhamento e patrolamento)

Vista Alegre:

Encascalhamento e patrolamento de vias e vicinais

Extrema:

Ponte e desvio da linha 04 norte

Tapa-buraco na próxima semana (asfalto)

Nova Califórnia:

Ponte no Ramal do Cascalho (21 metros)

Patrolamento de vias e vicinais

Tapa buraco em vias urbanas do distrito (asfalto)

Comunidade Terra Santa e Setor Chacareiro Leste:

Patrolamento e encascalhamento de vicinais

Trabalho de destoca

Produtores da linha H45 (BR 364)

Gradagem

Produtores da comunidade São Sebastião (km 13) e Ramal Maria Gorda - BR-319

Produtores do assentamento Santa Rita (km 50 da BR 364)

Próximas frentes de trabalho

Distrito de Rio Pardo, com caminhão pipa, caçamba, retroescavadeira e patrol.

União Bandeirantes - Ramal Karipunas:

Abertura de ramal (mata virgem), encascalhamento, patrolamento, construção de pontes e instalação de bueiros.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Incra Rondônia realiza entrega de títulos e firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho

O Incra em Rondônia realizou, nesta segunda-feira (15), uma solenidade que marcou importantes avanços para o desenvolvimento rural, a cidadania e o

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

Evento encerra semestre esportivo na Vila Olímpica em Porto Velho

O sábado foi de intensa movimentação na Vila Olímpica Chiquilito Erse. Pela manhã, o espaço recebeu o PVH em Ação, com milhares de atendimentos oferta

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Comunidades ribeirinhas de Porto Velho recebem primeiro núcleo comunitário da Defesa Civil

Quem vive às margens do rio Madeira aprende cedo que a vida muda com as águas. Elizete Mota, moradora da comunidade Bom Será, lembra que a seca não é

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Prefeito Affonso Cândido apresenta balanço do 1º ano de mandato durante encerramento dos trabalhos do Legislativo

Na noite desta terça-feira (09), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou da Sessão Extraordinária que marcou o encerramento das at

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)