Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TJ-RO realiza a 3ª Edição do projeto Pequeno Cidadão


Gente de Opinião

Mais uma edição de sucesso do projeto Pequeno Cidadão foi realizada no Centro de Atendimento Socioeducativo de Ji-Paraná, pelo Juizado da Infância e Juventude da comarca de Ji-Paraná, Sob a coordenação da Juíza de Direito Ana Valéria de Queiroz Santiago Zipparro.

Gente de Opinião

O Projeto busca proporcionar aos jovens um acréscimo no seu conhecimento para sua ressocialização. Atualmente atende os adolescentes internados no Case, as crianças e adolescentes acolhidos na Instituição de Acolhimento Adélia Francisca Santana e no Caif.

A ideia é levar a eles palestras motivacionais, práticas esportivas e desportivas, dentre outras atividades. Foi o que aconteceu denta vez. O médico neurologista Jorge Trubian, ministrou palestra “Sonhe grande, mude seu destino”. Apresentou aos adolescentes uma história de autossuperação, repleta de fatos que marcaram sua infância e fizeram com que ele pudesse alcançar seus ideais, perdoar seus pais e ser quem é hoje.

Nesta edição, o diferencial foi a música ao vivo nos intervalos das palestras. A Médica Cardiologista Lais Persona, cantou e encantou ao som das músicas “Campeão”, “Trem bala”, “Como é grande o meu amor por você” e “Como Zaqueu”, acompanhado do violinista Rafael Fontenele e o pianista Elielson Nardi.

Ainda para os adolescentes, outra palestra foi ministrada pelo preletor Paulo Henrique Gonçalves Lima, com o tema “Meus pais, caminho do sucesso”. Já para os pais e responsáveis, a preletora Inês Regina Gonçalves Lima levou a mensagem com o tema “Meus filhos, imagem e semelhança de Deus”. Em seguida, a Defensora Pública Lívia Carvalho Cantadori Iglecias transmitiu aos pais os direitos dos Adolescentes e como funciona a medida socioeducativa.

Gente de Opinião

Além das músicas, outra novidade marcou o evento, a realização do 1º Triathlon do Pequeno Cidadão, organizado pelo professor Luiz Fernando Vieira, da polícia militar, com o auxílio do Ciclista Marcelo Dutra e o do professor de natação Ricardo da Costa. “O esporte muda a vida das pessoas. Vi esperança nos olhos dos que estavam participando da competição. A prática esportiva na vida dos meninos que se encontram em situação de privação de liberdade é de suma importância, para terem atividade durante o longo tempo ocioso que possuem” observou Vieira.

Concomitantemente à realização do evento, foram realizadas audiências com cada adolescente, bem como, tomada providências quanto aos últimos acontecimentos ocorridos no Case.

Para a realização do Triathlon, o Juizado da Infância e Juventude de Ji-Paraná contou com a colaboração das lojas: 3 Irmãos, Casa da Sogra, Epa Encadernações, Hering (HNG) e Lojas Royal, com a doação de tênis, camisetas e confecções de medalhas, o que oportunamente agradece pela boa ação praticada.

A próxima edição está prevista para acontecer no dia 01 de dezembro deste ano.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Ascom TJRO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

Avenida Guaporé recebe obra histórica da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), concluiu uma obra histórica de iluminação pública ao longo de do

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

Maior concurso público da história de Porto Velho desperta esperança e mobiliza estudantes

A Prefeitura de Porto Velho anunciou o planejamento do maior concurso público da história da capital. Com salários que podem chegar a R$ 22 mil, o cer

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

Lanche Extra proporciona nova realidade para alunos da rede municipal de ensino em Porto Velho

A estudante Elke de Souza, moradora do bairro Rio Madeira em Porto Velho, é mãe de duas crianças: Luís Henrique Vieira, 8 anos, e da Helena Vieira, 7

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

Prefeitura de Porto Velho lança campanha “Carinho não é Segredo” contra violência infantil

A luta por um mundo mais seguro para as crianças é o foco da campanha “Carinho não é Segredo”, promovida pela Prefeitura de Porto Velho, sob a articul

Gente de Opinião Quarta-feira, 20 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)