Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

TJ RO analisa a possibilidade da criação de mais uma vara em Buritis



A Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Rondônia esteve recentemente realizando correição no município de Buritis, trabalho que visa garantir a qualidade da prestação jurisdicional, esclarecer, orientar e apontar o que precisa ser melhorado. Sabedores dessa função dos trabalhos correicionais as autoridades locais aproveitam a oportunidade para falar das dificuldades existentes na prestação jurisdicional e apresentar sugestões em benefício do serviço, tais como a sugestão apresentada pelo notário e registrador da sede do município de Buritis, Nafé de Jesus de Oliveira, de remeter on-line os relatórios dos cartórios extrajudiciais à Corregedoria Geral.

O promotor de justiça Jefferson Marques Costa, em visita ao corregedor-geral, pleiteou providências quanto a instalação de uma segunda vara na Comarca e a designação de juiz substituto para auxiliar o titular. Também se manifestaram pela criação de nova vara, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Jean Noujain Neto, bem como a defensora pública Cleide Claudino de Pontes e o prefeito do município José Alfredo Volpi. Tendo este último ressaltado a dedicação do juiz titular Jéferson Cristi Terssila de Melo, à procura sempre de dar bom e fiel andamento aos processos, atuando com imparcialidade, honrando o nome do Poder Judiciário.

O Corregedor Geral da Justiça, desembargador Sansão Saldanha, segundo anunciou, providenciará o necessário e serão realizados estudos para avaliar a necessidade de criação de mais uma vara com a conseqüente elevação de entrância da comarca. Foram relacionadas todas as carências da comarca com o intuito de dar solução para manter a qualidade, credibilidade, segurança e rapidez processual.

Mesmo sendo uma comarca jovem, tendo completado dois anos no mês de junho, Buritis, surgido de um núcleo agropecuário, onde os conflitos de terra são freqüentes, já foi considerado o município com maior incidência de crimes em Rondônia. Porém, com a atuação da administração pública e do Poder Judiciário, vem sendo restabelecida a paz social. Comarcas recém criadas sempre apresentam limitações e mesmo assim a equipe da Comarca de Buritis tem alcançado as expectativas, apesar do elevado número de feitos, em torno de três mil.

Segundo a corregedoria, é notável o compromisso dos servidores da comarca, que acumulam funções para dar fiel cumprimento ao trabalho. Assim, os técnicos da Coordenadoria de Informática local atuam também nos cartórios, o contador auxilia nas audiências dos Juizados Especiais e da Vara da Infância e Juventude, e a coleta de material para realização do exame de DNA é realizada por uma servidora do Fórum que recebeu treinamento pelo instituto de perícia em Campo Grande. Tal iniciativa demonstra uma evolução da mentalidade do funcionalismo público. Lembrando que esta situação não passa sem ser notada aos olhos da administração deste Poder.

Fonte: Ascsom - TJ RO

Mais Sobre Municípios

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Complexo Beira Rio será sede da Prefeitura de Cacoal

Visando por fim na antiga prefeitura no Centro de Cacoal, a atual administração está alterando a finalidade do Complexo Beiro Rio e levará, até o fi

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

Porto Velho avança para a última fase do Plano Municipal de Enfrentamento à pandemia

O avanço na aplicação das vacinas, a redução do número de internações e de novos casos da covid-19, fizeram com que Porto Velho avançasse da Fase Amar

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

SEMED compra milhares de frascos de álcool e armazena em local inadequado em Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) flagrou o que pode ser um polêmico caso de desperdício de dinheiro público pela Prefeitura de Porto Velho: