Segunda-feira, 2 de novembro de 2009 - 15h23
A sétima e última Tenda da Cidadania deste ano fechou com chave de ouro no distrito de União Bandeirantes, a 178 quilômetros da capital, neste domingo(01), com a participação em massa da população da área urbana e rural. O Tenda é realizada sob a coordenação da primeira dama, Lucilene Peixoto, idealizadora do projeto. As pessoas começaram a se aglomerar na escola 3 de Dezembro e na unidade de saúde logo cedo, o atendimento começou às 8 horas. “ Foi uma das Tendas mais gratificantes que já organizamos, com a população participando ativamente”, declarou Lucilene, que acompanhou todo o trabalho junto com o prefeito Roberto Sobrinho e boa parte do secretariado.
Os serviços mais procurados eram a retirada de documentos, transferência do benefício do programa bolsa família e do registro de crianças, além de atendimento médico e odontológico. A grande quantidade de transferência do benefício, uma média de 50 a 100 por mês, se deve a grande quantidade de pessoas que estão se dirigindo àquele município à procura de melhores oportunidades de trabalho. União Bandeirantes está sendo um dos distritos que mais crescem no estado. Isto pode ser identificado pelo número de pessoas que pedem a transferência do título eleitoral e do Bolsa Família que tem 552 usuários cadastrados no distrito. Andressa Cristina Alves, que tem dois filhos, faz parte da leva de pessoas que estão indo morar no distrito. O marido dela saiu de Mirante da Serra há seis meses para trabalhar em União Bandeirantes. “Ele acha que as coisas aqui são melhores e então nós viemos arriscar, pois tem muita gente fazendo o mesmo”, disse Andressa que estava na fila para transferir o beneficio. Indagada se estava arrependida pela mudança, ela garante que não. “ Aqui vai crescer muito ainda e a Prefeitura está investindo na melhoria da cidade”, afirmou, entusiasmada.
O prefeito e a primeira dama entregaram também os certificados de conclusão dos cursos de manicuro/pedicuro, cabeleireiro e salgadeiros para 82 moradores. Os cursos foram ministrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdestur). O atendimento de corte de cabelo, manicuro e pedicuro na Tenda eram realizados pela equipe de formados, sob a supervisão dos professores. A Secretaria da Agricultura (Semagric) distribuiu mais de 300 mudas de ipê rôxo/amarelo, pupunha e andiroba, os tipos de plantas mais solicitados pela população.
“ Os serviços da Tenda são essenciais para as pessoas que moram em áreas distantes e que não tem acesso aos atendimentos que estamos oferecendo aqui. Isto representa cidadania”, declarou a primeiras dama, que contou com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), INCRA, INSS, Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do cartório de 3º Ofício de Jacy-Paraná e da Junta Militar na realização da Tenda.
Escola
União bandeirantes tem atualmente cerca de 15 mil habitantes. De acordo com os moradores, a administração do prefeito Roberto Sobrinho é uma das que mais vem investindo na melhoria da infraestrutura do distrito. A escola está sendo ampliada com mais dez salas de aulas,com apoio da população. Anteriormente possuía apenas seis salas e não tinha mais condições de atender a demanda de crianças. A ampliação da escola está sendo feita em madeira, por ser uma obra de extrema necessidade e urgência, mas o projeto já está pronto para iniciar as obras em concreto no próximo ano.
Foi também na administração Roberto Sobrinho que o ensino rural tomou outra dimensão, com a criação de 20 anexos da escola para atender as famílias que moram distantes do centro urbano de União Bandeirantes. As crianças da zona rural,segundo o administrador José Aparecido de Oliveira, foram beneficiadas com transporte escolar. O prefeito abriu cerca de 200 quilômetros de estrada para que os agricultores pudessem escoar sua produção.
Roberto Sobrinho lembrou ainda que no início do próximo ano a Prefeitura construirá a nova unidade de saúde no distrito. “Já temos o projeto e os recursos estão garantidos”, frisou. Até o final deste mês, o prefeito volta a União Bandeirantes para inaugurar três agroindústrias que estão sendo instaladas graças ao incentivo do Município, através da Semagric. O prefeito Roberto Sobrinho também recebeu uma homenagem dos taxistas da localidade, pela concessão de 16 placas para aquele distrito.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)