Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Municípios

Tenda da Cidadania atende centenas no Rio Pardo


 
A prefeitura de Porto Velho levou neste domingo, 28, mais uma edição da Tenda da Cidadania para os moradores do interior do município. Desta vez foi prestigiada a comunidade de Rio Pardo, distante cerca de 150 quilômetros da capital, sentido distrito de Jacy-Paraná. O prefeito Roberto Sobrinho participou do evento acompanhado da primeira dama, Lucilene Peixoto, que é a idealizadora e coordenadora da Tenda da Cidadania. Centenas de moradores e dezenas de famílias de Rio Pardo já nas primeiras horas do dia compareceram ao evento atendendo ao convite da prefeitura. A Tenda da Cidadania foi armada na sede da única Escola da localidade e os serviços levados pela prefeitura foram distribuídos pelas dependências do prédio. Para que os atendimentos fossem o mais perfeito possível, desde a última sexta-feira, 26, diversas equipes de várias secretarias e do gabinete começaram a trabalhar na preparação da Escola para receber as famílias. “É um prazer retornar aqui para Rio Pardo e trazer junto com a Lena este importante evento para diminuir um pouco mais o sofrimento desta região. Apesar da chuva, do inverno, a prefeitura está presente, a Lena disse que não iria deixar de atender esta comunidade por causa de chuva e do mal tempo e o que era um plano agora é realidade, pois é assim que trabalhamos, para todos e todas em todos os lugares” disse o prefeito na abertura do evento.

A primeira Dama destacou o empenho do prefeito para levar as ações aos municípios como um todo, “tenho também que destacar como estamos sendo bem tratados aqui, e com certeza vamos voltar mais vezes, inclusive quero anunciar desde já, que o meu companheiro o prefeito Roberto Sobrinho, autorizou os atendimentos de clínica geral e optometria, para que continuem, além da Tenda, devido à demanda. E para isto, em breve vocês receberão uma nova visita destes profissionais para que todos que precisam destes serviços sejam atendidos. Aproveitem tudo ao máximo, pois é para vocês”, comentou Lucilene Peixoto.

Serviços e atendimento

Várias secretarias foram mobilizadas para atender direta e indiretamente esta edição da Tenda da Cidadania, no local estiveram presentes as secretarias de Saúde (Semusa), de Assistência Social (Semas), de Transporte e Trânsito (Semtran), de Agricultura e Abastecimento (Semagric), de Obras (Semob), o Departamento de Assunto do Interior (DAI), as coordenadorias de Juventude e das Mulheres, o Instituto de Previdência e Assistência do Município (Ipam), a Junta Militar e o Gabinete do Prefeito, com a presença da chefe de gabinete, Miriam Saldaña.

O público se organizou em filas para os atendimentos de clínica geral através de triagem de saúde; de opmetria, que é o exame feito por especialistas da visão, conhecidos por “óptico optometristas”, que atenderam através de exames objetivos e subjetivos às crianças e adultos, e neste caso, a prefeitura também forneceu os óculos; aplicação de vacinas em crianças e adultos, inclusive o prefeito vacinou contra a poliomielite o pequeno Daniel, de apenas cinco meses de idade, que foi levado pela própria mãe, Cristiane Bel Zetinn; também foram disponibilizados serviços de fotocópias; fotografias instantâneas 3x4 para a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); o alistamento militar através da Junta Militar, que tem o prefeito como presidente e por isto assina os documentos deste serviço, como aconteceu no caso do senhor Agenor Ambelino da Rocha, 65, que pela primeira vez se cadastrou no serviço militar e recebeu o documento de Declaração de Desobrigado, que é garantido às pessoas com mais de 45 anos de idade. Também foram oferecidos atendimentos de prevenção à violência contra a mulher; cadastro no Bolsa Família do Governo Federal; emissão da carteira do Sistema Único de Saúde (SUS); cortes de cabelo; lanches e na área de lazer foram instaladas mesas de ping pong, pimbolim, jogos de damas, de basquete, futebol, bambolês e aulas de pintura de hip hop e pintura na pela das crianças, entre outros.


Avanços e Nova Escola

Roberto Sobrinho ouviu atentamente vários moradores, encaminhou muitos assuntos para que fossem solucionados naquele momento, outros foram agendados para que fossem resolvidos na capital. Sobre as visitas anteriores que fez à localidade o prefeito lembrou que, “na última vez traçamos algumas diretrizes e definimos ações de serviços públicos e fico satisfeito em ver que a maioria está sendo executada, infelizmente nem tudo sai como desejamos, temos que levar em conta a distância, a dificuldade de acesso, e também o momento especial que esta região está passando, já que está em processo de regularização das terras junto à União. Mas independente das terras aqui estarem ou não em processo de transição do poder Federal para o Estadual, temos que estar presentes como a prefeitura municipal, atendendo às reivindicações e necessidades básicas de vocês e vamos manter este contato sempre. Aproveito para destacar que além das aulas de ensino fundamental e médio, do transporte escolar, dos uniformes e da merenda que já disponibilizamos, quero anunciar que em 2011 vou construir uma nova Escola aqui, no lugar desta, vamos acompanhar ainda mais de perto a regularização fundiária desta região, e assim que for concluída vamos iniciar o processo de construção da nova Escola. Também vamos trazer o Programa de Saúde Familiar, o PSF, como é mais conhecido e rever junto com a Semed, questões como a situação do transporte escolar e o aumento de números de vagas já para o próximo ano”, destacou o prefeito.

Estiveram presentes o vereador Jurandir Bengala representando a Câmara Municipal de Porto Velho, a vereadora e deputada estadual eleita, Epifânia Barbosa, vários secretários e secretárias municipais e representantes das comunidades daquela região.

Fonte: Fabrícius Bariani

Mais Sobre Municípios

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

Jogos indígenas de Cacoal será realizado neste fim de semana

A edição de 2019 dos Jogos Indígenas, realizada pela Prefeitura de Cacoal, por meio da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (Amec), com o apoio

 Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação

Professora e alunas da escola Jandinei Cella, de Ji-Paraná, recebem homenagem em Brasília pelo desempenho na educação

Enquanto Ji-Paraná comemorava, em momentos cívicos nas escolas, a Semana da Pátria, quatro ilustres cidadãs embarcavam rumo à Brasília/DF para repre

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

Porto Velho - Prefeito faz lançamento do Fórum Amazônia + 21

O prefeito Hildon Chaves lançou na manhã desta (10) o Fórum Amazônia + 21, no Memorial Marechal Rondon, durante o evento aconteceu apresentação da Cia

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Rolim de Moura - Desfile Cívico de 7 setembro encanta público e arranca elogios

Após resgatar o desfile alusivo ao Dia da Independência, 7 de setembro, no ano de 2017, a Prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria