Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TEMPORAL DESTELHA CASAS E PROVOCA APAGÃO NO INTERIOR DE RONDÔNIA


 

Pelo menos 8 cidades rondonienses foram atingidas por ventos fortes e raios na tarde deste domingo. Em algumas localidades faltou energia elétrica por mais de 4 horas.

Daniel Panobianco – A instabilidade retornou com força ao interior de Rondônia no final de semana. Nuvens muito carregadas, que se formaram no noroeste de Mato Grosso ainda nas primeiras horas do domingo, logo adentraram em território rondoniense provocando fortes rajadas de vento, raios, chuva intensa e estragos.

As pancadas mais intensas foram registradas em duas regiões. A primeira entre Presidente Médici, Ji-Paraná e Ministro Andreazza e a segunda entre Machadinho d’ Oeste, Vale do Anari e Theobroma.

No interior de Ministro Andreazza e Ji-Paraná, a força das rajadas de vento destelhou construções levando prejuízos aos agricultores locais. Em uma estação particular localizada em Ji-Paraná, a velocidade máxima do vento atingiu 68,5 km/h às 12h45min (local).

Em Presidente Médici, casas foram destelhadas e árvores caíram próximo ao perímetro urbano. O mesmo foi registrado na cidade de Ministro Andreazza.

Na região nordeste do Estado, entre Machadinho d’ Oeste e Vale do Anari, a tempestade também passou com ventos fortes e muitos raios.

Em Ariquemes, não houve registro de precipitação na estação automática do INMET, que fica distante 10 km do centro da cidade, mas as rajadas de vento atingiram 62,6 km/h às 15 horas (local). Nas imediações houve registro de queda de árvores e destelhamentos de construções.

A linha de tormentas avançou rapidamente para noroeste atingindo Porto Velho pouco antes das 17 horas (local), já enfraquecida. Na estação automática do INMET, instalada na Zona Sul, o vento máximo chegou a 47,5 km/h e sem registro de chuva.

No período da noite, uma outra área de tempestade provocou muita chuva e vento intenso entre São Francisco do Guaporé e Costa Marques.

Em algumas localidades de Ji-Paraná, Ouro Preto d’ Oeste e Presidente Médici, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica das 13 às 19 horas. Segundo a diretoria da CERON nos municípios, o motivo foram os ventos intensos e a grande quantidade de raios registrados neste domingo.

Dados: INMET – CERON 
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)