Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Técnicos de prefeituras discutem Pais em Ji-Paraná



É realizada nesta sexta-feira, em Ji-Paraná, reunião de técnicos de seis prefeituras de Rondônia e de movimentos sociais para discutir a preparação dos quintais agroecológicos de hortaliças da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional. O projeto está presente em 36 municípios de doze estados, com a participação de 1.003 famílias.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), que apóia o Pais na região, irá à reunião. Com os movimentos sociais, o assessor do mandato, Jair Bruxel, acompanha sua implementação em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Ministro Andreazza e Nova Brasilândia. Segundo Bruxel, a reunião tem por finalidade encaminhar atividades técnicas para que em março do ano que vem as famílias beneficiadas pelo programa iniciem a plantação das hortas.   

O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida na área rural, a partir do aproveitamento das oportunidades produtivas existentes, valorizando a agricultura orgânica, o meio ambiente e a irrigação racional. Cada família participante recebe um kit contendo mangueiras, caixa d´água, bomba para irrigação, mudas e arame para a confecção de cerca, que custa R$ 3.650. Em seguida, há um treinamento de cinco dias e, com apoio técnico, cada agricultor monta seu próprio projeto de produção. O objetivo é que os agricultores possam plantar para sua subsistência e ainda comercializar o excedente, garantindo a sustentabilidade do programa.

Segundo a senadora Fátima, para serem atendidas as famílias têm de estar nos programas de assentamentos de reforma agrária e em comunidades rurais ou quilombolas. O agricultor também deve ter uma área mínima de cinco mil metros quadrados (o equivalente a cinco campos de futebol) com acesso a água para irrigação.

 “O Pais é um projeto que tem a preocupação de desenvolver um modelo de agricultura sustentável, permitindo que os produtores deixem a dependência de insumos agrícolas e agrotóxicos, ingressando no mercado de alimento orgânico. No caso de Rondônia, estou  satisfeita com o bom desenvolvimento do projeto”, diz.

Cacoal

Neste sábado, a senadora Fátima estará em Cacoal, onde participa de reunião do diretório estadual do partido, e a seguir, na Câmara Municipal, marca presença na reunião da coordenação estadual da Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Festa às Nações: uma viagem cultural sem sair de Porto Velho

Porto Velho já se prepara para viver dias de celebração cultural e solidariedade com a 12ª edição da Festa às Nações, que neste ano será apresentada p

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Estudantes participaram do desfile cívico que aconteceu no início de setembro

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes da Banda Musical do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar (CMACE) Francisco Lázaro dos Santos Laio

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

Prefeitura de Ji-Paraná anuncia concurso público para Saúde e Educação

A Prefeitura de Ji-Paraná confirmou a realização de concurso público para as áreas da Saúde e da Educação. O edital deve ser publicado nos próximos

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

Praça Marise Castiel sofre furto de fios menos de 24h após inauguração

A Prefeitura de Porto Velho entregou à população, em solenidade realizada no final da tarde de segunda-feira (8), a Praça Marise Castiel, localizada

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)