Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Técnicos de prefeituras discutem Pais em Ji-Paraná



É realizada nesta sexta-feira, em Ji-Paraná, reunião de técnicos de seis prefeituras de Rondônia e de movimentos sociais para discutir a preparação dos quintais agroecológicos de hortaliças da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional. O projeto está presente em 36 municípios de doze estados, com a participação de 1.003 famílias.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), que apóia o Pais na região, irá à reunião. Com os movimentos sociais, o assessor do mandato, Jair Bruxel, acompanha sua implementação em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Ministro Andreazza e Nova Brasilândia. Segundo Bruxel, a reunião tem por finalidade encaminhar atividades técnicas para que em março do ano que vem as famílias beneficiadas pelo programa iniciem a plantação das hortas.   

O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida na área rural, a partir do aproveitamento das oportunidades produtivas existentes, valorizando a agricultura orgânica, o meio ambiente e a irrigação racional. Cada família participante recebe um kit contendo mangueiras, caixa d´água, bomba para irrigação, mudas e arame para a confecção de cerca, que custa R$ 3.650. Em seguida, há um treinamento de cinco dias e, com apoio técnico, cada agricultor monta seu próprio projeto de produção. O objetivo é que os agricultores possam plantar para sua subsistência e ainda comercializar o excedente, garantindo a sustentabilidade do programa.

Segundo a senadora Fátima, para serem atendidas as famílias têm de estar nos programas de assentamentos de reforma agrária e em comunidades rurais ou quilombolas. O agricultor também deve ter uma área mínima de cinco mil metros quadrados (o equivalente a cinco campos de futebol) com acesso a água para irrigação.

 “O Pais é um projeto que tem a preocupação de desenvolver um modelo de agricultura sustentável, permitindo que os produtores deixem a dependência de insumos agrícolas e agrotóxicos, ingressando no mercado de alimento orgânico. No caso de Rondônia, estou  satisfeita com o bom desenvolvimento do projeto”, diz.

Cacoal

Neste sábado, a senadora Fátima estará em Cacoal, onde participa de reunião do diretório estadual do partido, e a seguir, na Câmara Municipal, marca presença na reunião da coordenação estadual da Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

Espetáculo especial de natal do grupo Nova Canaã integra programação do Porto Velho Luz

A Prefeitura de Porto Velho anuncia a apresentação do Espetáculo Especial de Natal do Grupo Teatral Nova Canaã, que será realizado no dia 25 de dezemb

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

Detran-RO promove Mobilização “Pit Stop” em pontos com maior índice de sinistros em Porto Velho

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta segunda-feira (22) uma Mobilizaç

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Histórias de Luta e Conquista: Porto Velho Celebra Titulação de 350 Famílias

Aos 80 anos, dona Maria do Carmo traz no olhar a emoção de quem passou uma vida inteira esperando por um único momento: a certeza de que a casa onde c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)