Sexta-feira, 21 de novembro de 2008 - 11h54
É realizada nesta sexta-feira, em Ji-Paraná, reunião de técnicos de seis prefeituras de Rondônia e de movimentos sociais para discutir a preparação dos quintais agroecológicos de hortaliças da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional. O projeto está presente em 36 municípios de doze estados, com a participação de 1.003 famílias.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO), que apóia o Pais na região, irá à reunião. Com os movimentos sociais, o assessor do mandato, Jair Bruxel, acompanha sua implementação em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Ministro Andreazza e Nova Brasilândia. Segundo Bruxel, a reunião tem por finalidade encaminhar atividades técnicas para que em março do ano que vem as famílias beneficiadas pelo programa iniciem a plantação das hortas.
O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida na área rural, a partir do aproveitamento das oportunidades produtivas existentes, valorizando a agricultura orgânica, o meio ambiente e a irrigação racional. Cada família participante recebe um kit contendo mangueiras, caixa d´água, bomba para irrigação, mudas e arame para a confecção de cerca, que custa R$ 3.650. Em seguida, há um treinamento de cinco dias e, com apoio técnico, cada agricultor monta seu próprio projeto de produção. O objetivo é que os agricultores possam plantar para sua subsistência e ainda comercializar o excedente, garantindo a sustentabilidade do programa.
Segundo a senadora Fátima, para serem atendidas as famílias têm de estar nos programas de assentamentos de reforma agrária e em comunidades rurais ou quilombolas. O agricultor também deve ter uma área mínima de cinco mil metros quadrados (o equivalente a cinco campos de futebol) com acesso a água para irrigação.
O Pais é um projeto que tem a preocupação de desenvolver um modelo de agricultura sustentável, permitindo que os produtores deixem a dependência de insumos agrícolas e agrotóxicos, ingressando no mercado de alimento orgânico. No caso de Rondônia, estou satisfeita com o bom desenvolvimento do projeto, diz.
Cacoal
Neste sábado, a senadora Fátima estará em Cacoal, onde participa de reunião do diretório estadual do partido, e a seguir, na Câmara Municipal, marca presença na reunião da coordenação estadual da Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo
A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara
A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)