Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Técnicos de prefeituras discutem Pais em Ji-Paraná



É realizada nesta sexta-feira, em Ji-Paraná, reunião de técnicos de seis prefeituras de Rondônia e de movimentos sociais para discutir a preparação dos quintais agroecológicos de hortaliças da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(Sebrae), Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional. O projeto está presente em 36 municípios de doze estados, com a participação de 1.003 famílias.

A senadora Fátima Cleide (PT-RO), que apóia o Pais na região, irá à reunião. Com os movimentos sociais, o assessor do mandato, Jair Bruxel, acompanha sua implementação em Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Ministro Andreazza e Nova Brasilândia. Segundo Bruxel, a reunião tem por finalidade encaminhar atividades técnicas para que em março do ano que vem as famílias beneficiadas pelo programa iniciem a plantação das hortas.   

O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade de vida na área rural, a partir do aproveitamento das oportunidades produtivas existentes, valorizando a agricultura orgânica, o meio ambiente e a irrigação racional. Cada família participante recebe um kit contendo mangueiras, caixa d´água, bomba para irrigação, mudas e arame para a confecção de cerca, que custa R$ 3.650. Em seguida, há um treinamento de cinco dias e, com apoio técnico, cada agricultor monta seu próprio projeto de produção. O objetivo é que os agricultores possam plantar para sua subsistência e ainda comercializar o excedente, garantindo a sustentabilidade do programa.

Segundo a senadora Fátima, para serem atendidas as famílias têm de estar nos programas de assentamentos de reforma agrária e em comunidades rurais ou quilombolas. O agricultor também deve ter uma área mínima de cinco mil metros quadrados (o equivalente a cinco campos de futebol) com acesso a água para irrigação.

 “O Pais é um projeto que tem a preocupação de desenvolver um modelo de agricultura sustentável, permitindo que os produtores deixem a dependência de insumos agrícolas e agrotóxicos, ingressando no mercado de alimento orgânico. No caso de Rondônia, estou  satisfeita com o bom desenvolvimento do projeto”, diz.

Cacoal

Neste sábado, a senadora Fátima estará em Cacoal, onde participa de reunião do diretório estadual do partido, e a seguir, na Câmara Municipal, marca presença na reunião da coordenação estadual da Cooperativa de Crédito Rural da Agricultura Familiar. 

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam