Segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 15h04
O município de Guajará-Mirim sedia, nesta segunda (21) e terça-feira (22), o curso de aperfeiçoamento e operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizado pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP/Escola de Contas).
Participam deste último ciclo de capacitação, além dos conselheiros do município-sede, representantes dos conselhos de Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. Mais de 40 pessoas estão presentes ao evento, que é realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Guajará.
A programação foi aberta nesta segunda-feira pelo promotor de Justiça Átilla Augusto da Silva Sales. Na sua palestra, ele abordou o tema “Responsabilidades dos membros do conselho do Fundeb”. Durante sua exposição, alguns conselheiros aproveitaram para esclarecer dúvidas em relação aos procedimentos para buscar informações técnicas junto ao Ministério Público.
Encerrada a palestra do representante ministerial, o treinamento foi iniciado com a técnica de Controle Externo, Valdelice Nogueira Vieira, e o assessor da Escola de Contas, Claudio Uchôa, enfocando as formas de atuação dos conselheiros, suas atribuições e responsabilidades no Conselho Municipal de Educação.
Foi dada ênfase, ainda, à análise de receitas e despesas relativas ao Fundeb, assunto que, segundo os próprios instrutores, é o que gera mais dúvidas entre os conselheiros do Fundeb. As aulas acontecem durante todo o dia de hoje, terminando nesta terça-feira, com a entrega dos certificados aos participantes.
CORTE CIDADÃ
Desenvolvido pelo IEP e pela Escola de Contas, o Projeto “Corte Cidadã”, que tem como um dos objetivos a divulgação das atividades desenvolvidas pelo Tribunal de Contas e o resultado de suas ações, também será desenvolvido nas escolas públicas dos municípios de Guajará-Mirim (Rocha Leal, Paulo Saldanha e Simon Bolívar) e Nova Mamoré (Salomão Silva e Casimiro de Abreu). As palestras acontecem nesta segunda e terça-feira.
Fonte: Ascom
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Lixeiras pet são instaladas em pontos de grande circulação em Porto Velho
Viver em comunidade exige, acima de tudo, respeito aos direitos de cada cidadão, além do cuidado individual e coletivo com as regras de convivência e

Transporte inclusivo em Porto Velho ganha reforço e amplia atendimento às pessoas com TEA
Há quase um ano, Porto Velho deu um passo importante nas políticas de inclusão com a entrega do primeiro ônibus inclusivo voltado ao atendimento de pe

Prefeitura de Porto Velho adia início do Refis para garantir segurança e qualidade no atendimento
A Prefeitura de Porto Velho informa que o início do Programa de Estímulo à Regularização Fiscal (Refis 2026) foi transferido para 12 de janeiro. A m

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período
Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)