Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE fecha etapa de Ji-Paraná do Encontro de Atualização Administrativa


Com participação maciça de prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos, vereadores e técnicos da administração pública municipal, terminou hoje (1º), em Ji-Paraná, a terceira etapa do VII Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

Os participantes foram capacitados em seis temas de relevância para a gestão pública: Atos de Pessoal, Controle Interno, Licitação, Processo Legislativo Municipal, PPA, LDO e LOA e Controle da Administração Pública pelo TCE. O Encontro, agora, terá a quarta etapa, em Ariquemes, a partir da próxima sexta-feira (4).

Em Ji-Paraná, os participantes classificaram a capacitação como “oportuna e muito positiva”. O prefeito de Nova União, Luiz Gomes, vice-presidente da Arom, diz que o Encontro serviu para estreitar o relacionamento entre o TCE e as prefeituras e câmaras. “O controle das contas públicas garante mais transparência e legitimidade às políticas públicas”, declarou.

Por sua vez, o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, Eliabe Leone de Souza, afirma que as oficinas diminuem a carência de informações dos municípios: “No interior a carência é pior, porque temos muitas dúvidas e a distância para a Capital impede que tenhamos um contato maior com o Tribunal.”

SERIEDADE

Para o conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, que ministrou a oficina sobre Controle da Administração Pública, a participação dos prefeitos e de seus secretários demonstra a seriedade e a preocupação dos gestores em ter uma boa gestão. “Tenho certeza que nenhum deles quer ter suas contas rejeitadas e, para que isso não aconteça, a instrução é o melhor remédio”, diz.

Durante a entrega de certificados, o conselheiro Valdivino Crispim, representando a Presidência do TCE, comparou a disseminação do conhecimento nas oficinas a uma troca. “À medida que o instrutor ensina, ele também aprende”, declarou, antes de fazer a entrega do certificado aos participantes.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

Em dia histórico, mulheres tomam posse no novo Conselho Municipal

A manhã desta quarta-feira (10) marcou um momento simbólico para as políticas públicas de Porto Velho: a posse das novas 24 mulheres, entre titulares

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

Alunos de escolas municipais realizam sonho de patinar na pista de gelo no Parque da Cidade

As tardes estão sendo de muita expectativa, euforia e realização de sonhos para as crianças que estudam nas escolas municipais. Ao participarem da pri

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)