Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE fecha etapa de Ji-Paraná do Encontro de Atualização Administrativa


Com participação maciça de prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos, vereadores e técnicos da administração pública municipal, terminou hoje (1º), em Ji-Paraná, a terceira etapa do VII Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

Os participantes foram capacitados em seis temas de relevância para a gestão pública: Atos de Pessoal, Controle Interno, Licitação, Processo Legislativo Municipal, PPA, LDO e LOA e Controle da Administração Pública pelo TCE. O Encontro, agora, terá a quarta etapa, em Ariquemes, a partir da próxima sexta-feira (4).

Em Ji-Paraná, os participantes classificaram a capacitação como “oportuna e muito positiva”. O prefeito de Nova União, Luiz Gomes, vice-presidente da Arom, diz que o Encontro serviu para estreitar o relacionamento entre o TCE e as prefeituras e câmaras. “O controle das contas públicas garante mais transparência e legitimidade às políticas públicas”, declarou.

Por sua vez, o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, Eliabe Leone de Souza, afirma que as oficinas diminuem a carência de informações dos municípios: “No interior a carência é pior, porque temos muitas dúvidas e a distância para a Capital impede que tenhamos um contato maior com o Tribunal.”

SERIEDADE

Para o conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, que ministrou a oficina sobre Controle da Administração Pública, a participação dos prefeitos e de seus secretários demonstra a seriedade e a preocupação dos gestores em ter uma boa gestão. “Tenho certeza que nenhum deles quer ter suas contas rejeitadas e, para que isso não aconteça, a instrução é o melhor remédio”, diz.

Durante a entrega de certificados, o conselheiro Valdivino Crispim, representando a Presidência do TCE, comparou a disseminação do conhecimento nas oficinas a uma troca. “À medida que o instrutor ensina, ele também aprende”, declarou, antes de fazer a entrega do certificado aos participantes.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

Confira o roteiro atualizado da coleta de lixo domiciliar em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), informa à população o cronograma atualizado da coleta de li

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

Nota Oficial - Decisão judicial mantém contrato emergencial de limpeza urbana em vigor em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) suspendeu, na última terça-feira (28), a decisão de primeira instâ

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Sebrae promove Encontro Estadual “Conexões para o Desenvolvimento Municipal” em Porto Velho

Nesta quinta-feira, 6 de novembro, o Sebrae em Rondônia realiza o Encontro Estadual – Conexões para o Desenvolvimento Municipal, a partir das 8h, no H

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)