Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE fecha etapa de Ji-Paraná do Encontro de Atualização Administrativa


Com participação maciça de prefeitos, secretários municipais, assessores jurídicos, vereadores e técnicos da administração pública municipal, terminou hoje (1º), em Ji-Paraná, a terceira etapa do VII Encontro de Atualização Administrativa, realizado pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) em parceria com a Associação Rondoniense de Municípios (Arom).

Os participantes foram capacitados em seis temas de relevância para a gestão pública: Atos de Pessoal, Controle Interno, Licitação, Processo Legislativo Municipal, PPA, LDO e LOA e Controle da Administração Pública pelo TCE. O Encontro, agora, terá a quarta etapa, em Ariquemes, a partir da próxima sexta-feira (4).

Em Ji-Paraná, os participantes classificaram a capacitação como “oportuna e muito positiva”. O prefeito de Nova União, Luiz Gomes, vice-presidente da Arom, diz que o Encontro serviu para estreitar o relacionamento entre o TCE e as prefeituras e câmaras. “O controle das contas públicas garante mais transparência e legitimidade às políticas públicas”, declarou.

Por sua vez, o presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Ouro Preto do Oeste, Eliabe Leone de Souza, afirma que as oficinas diminuem a carência de informações dos municípios: “No interior a carência é pior, porque temos muitas dúvidas e a distância para a Capital impede que tenhamos um contato maior com o Tribunal.”

SERIEDADE

Para o conselheiro do TCE, Edílson de Sousa Silva, que ministrou a oficina sobre Controle da Administração Pública, a participação dos prefeitos e de seus secretários demonstra a seriedade e a preocupação dos gestores em ter uma boa gestão. “Tenho certeza que nenhum deles quer ter suas contas rejeitadas e, para que isso não aconteça, a instrução é o melhor remédio”, diz.

Durante a entrega de certificados, o conselheiro Valdivino Crispim, representando a Presidência do TCE, comparou a disseminação do conhecimento nas oficinas a uma troca. “À medida que o instrutor ensina, ele também aprende”, declarou, antes de fazer a entrega do certificado aos participantes.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

Natal no Parque da Cidade promete encantar Porto Velho com a maior árvore da história

O espírito natalino vai tomar conta de Porto Velho a partir do dia 21 de novembro, com o início do Natal no Parque da Cidade. A edição deste ano prome

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

Pista de patinação de gelo será uma das grandes atrações do Natal no Parque da Cidade

A magia do Natal vai ganhar um toque especial neste ano em Porto Velho com a instalação de uma pista de patinação de gelo, que promete encantar cria

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

Prefeitura de Porto Velho reforça frota do transporte público para atender os usuários no Dia de Finados

A Prefeitura de Porto Velho informa que haverá reforço do transporte coletivo neste domingo (2), Dia de Finados, com objetivo de facilitar o acesso

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Antigo ponto de alagação vai se transformar em espaço de convívio social

Desenvolvendo um importante trabalho de melhoria na infraestrutura do perímetro urbano da capital rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho está conclu

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)