Terça-feira, 20 de setembro de 2011 - 06h33
Os Tribunais de Contas do Estado (TCE-RO) e da União (TCU) realizarão, em outubro, uma fiscalização conjunta em relação aos recursos destinados através do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) para os municípios de Cacoal e Ariquemes. A parceria foi firmada ontem, segunda-feira (19), após reunião no TCE, entre o presidente, conselheiro José Gomes de Melo, e o secretário de Controle Externo do TCU em Rondônia, Arildo de Oliveira.
O ato, realizado no Gabinete da Presidência, contou ainda com as presenças dos conselheiros Valdivino Crispim de Souza, relator das contas dos municípios do polo de Cacoal, e Edílson de Sousa Silva, relator do polo de Ariquemes, além do secretário-geral de Controle Externo, Luiz Gomes da Silva Filho, do recém-nomeado secretário regional de Ariquemes, Edson Espírito Santo Sena, e do assessor da Secex-RO/TCU, Álax Roberto de Sousa Araújo.
Durante a reunião, o secretário do TCU, Arildo de Oliveira, disse que a ideia de ter o TCE como parceiro na fiscalização dos recursos do PNATE surgiu durante uma das reuniões do Comitê Estadual de Combate à Corrupção (Cercco), entidade da qual os dois órgãos de controle externo fazem parte.
A iniciativa foi inspirada também em ação realizada pela própria Corte de Contas estadual, em 2010, na frota de transporte escolar dos municípios de Vilhena e Chupinguaia, no Cone Sul do Estado. Naquela ocasião, técnicos do TCE lotados na Secretaria Regional de Vilhena realizaram uma ação conjunta com o Ministério Público estadual, o Corpo de Bombeiros e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).
Durante a inspeção, foram avaliadas as condições da frota de transporte escolar dos municípios – tanto pública quanto terceirizada –, bem como a capacitação técnica dos motoristas.
“Tivemos acesso aos relatórios dessas inspeções, fornecidos pelo TCE, e os resultados obtidos foram excelentes, auxiliando no aperfeiçoamento do modelo-padrão no qual estamos trabalhando”, contou Arildo, adiantando que, para a ação conjunta, pretende contar a colaboração das equipes técnicas das regionais do TCE em Cacoal e Ariquemes.
PROGRAMAÇÃO
O trabalho a ser executado em Cacoal e Ariquemes foi dividido em quatro etapas, distribuídas de outubro a novembro, sendo que a participação da Secex-RO e do Tribunal de Contas do Estado se dará na fase de planejamento, participação de workshop em Brasília, fase de orientação para as regionais e produção dos relatórios.
Após ouvir a proposta do secretário do TCU em Rondônia, o conselheiro Edílson de Sousa falou da importância do trabalho conjunto entre tribunais coirmãos. “É uma experiência enriquecedora, que pode, inclusive, servir como modelo ou referência para todo o Estado nessa questão”, disse.
Já o conselheiro Crispim, relator da Regional de Vilhena à época da inspeção conjunta com MP, Ciretran e Bombeiros, disse que esse tipo de integração é sempre proveitoso e contribui para o fortalecimento das instituições: “Essa troca de informações colabora, fundamentalmente, para que o interesse público seja guarnecido.”
Comungando com a opinião dos conselheiros, o presidente José Gomes colocou o TCE à disposição para a ação integrada com o TCU, incluindo as dependências e a infraestrutura disponibilizada na Secretaria Regional de Cacoal e, futuramente, na de Ariquemes, que será inaugurada em 7 de novembro. “Temos de fortalecer esse trabalho, já que nossa missão é uma só: zelar pelo erário”, concluiu.
Fonte: TCE
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho
A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz
O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026
A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o
Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)