Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

TCE capacita em Guajará membros de Conselhos da Saúde

O curso teve um total de 16 horas-aula, nas quais os instrutores do TCE/Escon, Paulo Dias e Moisés Rodrigues


Foi realizado nos dias 19 e 20 do mês de abril, no município de Guajará-Mirim, pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), por intermédio da Escola Superior de Contas (Escon), o curso Controle Social e as Novas Diretrizes nos Conselhos de Saúde.

Estiveram presentes na atividade, realizada na Câmara de Guajará, membros do Conselho Estadual de Saúde e dos Conselhos Municipais de Guajará, além de Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Itapuã, assim como gestores, servidores públicos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso teve um total de 16 horas-aula, nas quais os instrutores do TCE/Escon, Paulo Dias e Moisés Rodrigues, buscaram repassar, além de orientações e informações de ordem técnica, também atividades práticas, visando ampliar o conhecimento dos participantes acerca da temática.

PARTICIPANTES

A concepção e realização do evento foram consideradas positivas pelos participantes. Surpreendeu o engajamento e participação dos membros de conselhos, destacando-se, em especial, a presença da conselheira de saúde Onesina Pantoja, que, com 86 anos, dá exemplo por sua dedicada contribuição ao controle social.

Fazendo um balanço da atividade, os instrutores Paulo Dias e Moisés Rodrigues se disseram esperançosos de que, com o conhecimento adquirido e o ânimo renovado durante o evento, os membros de conselhos de saúde possam acompanhar e fiscalizar de forma efetiva o modo como os recursos disponibilizados para essa área são aplicados em seus municípios.
Os participantes receberão certificados referentes à carga horária do curso, os quais estarão disponíveis na página da Escola Superior de Contas no portal do TCE.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de março de 2026 | Porto Velho (RO)