Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

TCE aponta débito irregular de prefeitura com instituto previdenciário de quase R$ 1 milhão


Em decisão monocrática proferida ontem, terça-feira (29), o Tribunal de Contas (TCE) determinou à Prefeitura de Vale do Anari que promova e comprove a efetivação dos repasses devidos ao Instituto de Previdência daquele município (Impres), cujo montante alcança quase R$ 1 milhão.

A medida, que faz parte do Processo nº 4315/2012, foi tomada após a constatação, através de inspeção especial realizada pela Secretaria Regional do TCE em Ariquemes, do recolhimento pelo município de Vale do Anari das contribuições previdenciárias sem o respectivo repasse ao Impres, fato ocorrido de janeiro a agosto de 2012.

Segundo apontamentos do TCE, além do desconto em folha, também a cota patronal não foi repassada ao instituto. Além disso, não houve, por parte do gestor do instituto, qualquer medida visando inscrever os valores referentes aos débitos previdenciários na dívida ativa, para fins de cobrança como decorrência do não recolhimento da contribuição.

Diante da recorrência da prática irregular no exercício passado, e para prevenir possível dano ao erário, o TCE determinou não só que a Prefeitura de Vale do Anari realize o repasse do valor devido ao Impres, mas também que os atuais gestores se abstenham imediatamente da continuidade de tal prática ofensiva aos cofres públicos.

Foi estabelecido ainda prazo de 15 dias para que a atual gestão do município de Vale do Anari comprove a adoção de medidas visando à consecução das determinações do TCE, sob pena de aplicação de multa e de outras cominações legais.

Fonte: TCE
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam