Terça-feira, 15 de dezembro de 2009 - 12h32
O Tribunal de Contas do Estado, após análise técnica, emitiu na quinta-feira, 11, parecer favorável, à aprovação das contas da Prefeitura de Cacoal, relativas ao exercício de 2008. Esta é a última prestação de contas da administração “Cacoal, orgulho da gente”. Agora o relatório será encaminhado para apreciação e julgamento da Câmara Municipal de Cacoal. 
De acordo com Sueli Aragão (PMDB), o relatório do TCE/2008 enfatizou que ao deixar o governo municipal, sua administração deixou em caixa, a ordem de R$ 5.117,000, 00 (cinco milhões e cento e dezessete mil reais) para quitar os processos em resto a pagar. Dentro de um orçamento de 88 milhões de reais, foram aplicados 23,10% em investimentos nas obras como a nova prefeitura, teatro municipal, ginásio, quadra de esportes e a escola Pedro kemper, dentre outras (aproximadamente 11 milhões e 500 mil reais). 
Equilíbrio Fiscal 
Segundo o relator, Corregedor Valdivino Crispim de Souza, a prestação de contas da prefeitura de Cacoal demonstrou clareza e equilíbrio. A aplicação dos recursos foi considerada regular na saúde, educação, despesas com pessoal, repasses para o poder legislativo, entre outras. Todas, segundo o relator, atenderam o cumprimento aos dispositivos constitucionais e os estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 
De acordo com o auditor Hugo Pessoa, o município de Cacoal, no ano de 2008, obteve o 1º lugar em aproveitamento nos recursos aplicados na educação. O custo/beneficio por aluno foi o mais baixo e com o menor índice de repetência escolar, na casa dos 14%. O município de Cujubim obteve o último lugar, tendo o maior custo/beneficio e o maior índice de taxa de repetência escolar, ultrapassando a casa dos 40%. 
O parecer prévio do Tribunal de Contas só é dado depois de uma minuciosa análise de cada despesa ou aplicação de recursos feita pelo município, em contratos e convênios que devem ser executadas conforme planejamento. Após a emissão do parecer, as contas vão agora para apreciação e julgamento dos vereadores municipais, em sessão a ser definida na Câmara Municipal de Vereadores. 
A ex-prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, enfatiza que o parecer favorável a aprovação das contas representa um fato positivo para sua administração. “Mais uma vez estamos comprovando para a população o gerenciamento dos recursos públicos. Isso demonstra a competência de toda uma equipe que trabalha com transparência e lisura para que conseguíssemos executar a nossa proposta de administrar a cidade de Cacoal” finalizou a ex-prefeita. 
Fonte: Paulo Henrique Silva SRT/RO 983 
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Servidores sorteados no Mercado Cultural recebem prêmios
Momento de muita euforia e felicidade para os trabalhadores da Prefeitura de Porto Velho que foram contemplados no sorteio de brindes, durante a festa

Prefeitura busca recursos do PAC para colocar ponto final nas alagações urbanas
Reconhecida como uma das gestões municipais que mais têm conquistado aprovações de projetos de infraestrutura pelo novo Plano de Aceleração do Cresc

Mais que um cargo: A história de superação e amor ao serviço público municipal
Todos os dias, Sônia Mendes atravessa os corredores do prédio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), com um sorriso no rosto e muita vontad

Caminhada “Passos que Florescem” colore o Espaço Alternativo em alusão ao Outubro Rosa
Uma manhã repleta de energia, sorrisos e solidariedade marcou este sábado (25), no Espaço Alternativo de Porto Velho, com a realização da 1ª Caminhada
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)