Porto Velho (RO) domingo, 17 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Municípios

Sisidaron é instalado no Escritório de Jacynópolis


A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), realizou no último dia 22, à tarde, a instalação do link do Sisidaron no Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) no Distrito de Jacynópolis, que pertence à Nova Mamoré. Essa ação foi fruto do esforço da comunidade através de seus representantes, Ulsav Buritis e da Agência Idaron com seu pessoal da área de informática.

A unidade iniciou seus trabalhos em dezembro de 2006, até então a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) era manual. A GTA é um documento obrigatório, tanto para o trânsito intraestadual como interestadual de animais, independente da finalidade.

Foi instalada internet via satélite facilitando o trabalho dos servidores e beneficiando os produtores. Até a presente data GTAs e demais documentos expedidos pela EAC no fim do mês corrente eram digitalizados pelos servidores da Idaron Buritis e enviados para Porto Velho, causando retrabalho e demora na compilação dos dados, sem contar que Buritis fica a 60 Km de Jacynópolis, dificultando ainda mais toda essa logística. Para abrir ficha de bovídeos o produtor teria que se deslocar até Buritis ou dar uma volta de mais de 600 Km para chegar abri-la em Nova Mamoré.

Segundo dados da 33ª etapa de vacinação contra Febre Aftosa, Jacynópolis tem 96 mil bovinos cadastrados e 621 produtores são atendidos. O Distrito pertence ao município de Nova Mamoré, porém sem acesso a sede do município, as atividades são coordenadas pela supervisão da Regional de Ariquemes e equipe de Buritis.

Para o presidente da Agência, a informatização faz parte do programa de modernização da máquina administrativa, que visa melhorar condições de trabalho e facilitar o acesso do produtor aos serviços ofertados pela Agência Idaron. “O Governador Confúcio Moura quer que a Agência seja uma parceira importante para o sucesso do agronegócio do Estado”, finaliza o presidente Marcelo Henrique Borges.

Fonte: Idaron
 

Mais Sobre Municípios

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

Porto Velho: Decreto transfere ponto facultativo para o dia 1º de novembro

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado no próximo dia 28 de outubro, foi transferido para o dia 1º de novembro de 2021 pel

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Prefeitura levará atendimentos e serviços gratuitos à zona Leste de Porto Velho

Moradores da zona Leste e imediações terão acesso a diversos serviços de cunho social em um só lugar e gratuitos. A Prefeitura de Porto Velho realiza,

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

Prefeitura de Porto Velho entrega títulos a moradores dos residenciais FNHIS I e Pró-Moradia Sul

A Prefeitura de Porto Velho entregou, no sábado (9), durante solenidade na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Areal da Florest