Segunda-feira, 1 de março de 2010 - 15h54
A necessidade de se discutir e implantar políticas públicas específicas para as mulheres foi a principal abordagem de um seminário promovido no dia 27/02, em Guajará-Mirim.
O evento foi realizado na sede da Regional Mamoré através de uma parceria do Sintero com a OAB e com a Câmara Municipal de Guajará-Mirim. Este seminário faz parte das atividades do Sintero para comemorar o Dia Internacional da Mulher, e integra o programa OAB Cidadania, da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, participou do evento, juntamente com a vereadora Marilete Diniz (PT); o diretor da Regional Mamoré do Sintero, Valdir Ferreira da Silva; a representante do Comitê Municipal das Mulheres, Maria José; a secretária de Ação Social Ana Nete; a médica Ida Peréa; a secretária de Assuntos Municipais do Sintero, Mirta Moye; e a representante da Igreja Católica, Irmã Maria de Lourdes; além dos alunos da escola Rocha Leal.
Logo após o seminário foi realizado um ato público pela Avenida 15 de Novembro, com passeata pelas ruas do centro de Guajará-Mirim e a realização de um ato público em frente à Prefeitura.
Claudir Mata explicou que as mulheres de Guajará-Mirim cobram da Prefeitura a construção de uma maternidade onde se possa implantar o sistema de parto humanizado, além da celebração de convênios para a realização de exames imprescindíveis às mulheres, como a Mamografia.
A vereadora Marilete Diniz explicou que já havia protocolado na Prefeitura uma pauta contendo os itens mais importantes das políticas públicas para as mulheres de Guajará-Mirim. A sociedade aguarda uma resposta do Poder Executivo Municipal.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, disse que a mulher já contabilizou muitas conquistas importantes no Brasil, principalmente na política, no trabalho e em vários outros setores. Entretanto, ainda falta muito para que a mulher seja respeitada e tratada com dignidade, principalmente aquela de baixo poder aquisitivo, que não pode pagar por exames preventivos.
“Ainda falta uma consciência das autoridades, de alguns governantes, de que políticas públicas para as mulheres são tão importante quanto os demais setores da administração”, disse.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)