Sexta-feira, 5 de dezembro de 2014 - 07h03

O Sindsaúde está elaborando um calhamaço de denúncias feitas por servidores municipais que escancaram o caos vivenciado por usuários e funcionários na saúde no município de Guajará-Mirim. As denúncias serão enviadas para os órgãos de controle e fiscalização como Ministério Público do Trabalho, Conselho Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, e Câmara de Vereadores de Guajará-Mirim para a tomada de providências urgentes.
Na última terça-feira, representantes do Sindsaúde participaram, em Guajará-Mirim, de uma reunião no Conselho Municipal de Saúde, onde a denúncia foi escancarada. Os representantes do Sindsaúde Golbery Paixão, Pedro Freitas e Joseandra Reis estiveram no Hospital Regional onde conversaram com servidores e pacientes e fizeram imagens da situação calamitosa da unidade, tanto na parte administrativa, quanto física.
Segundo o diretor Golbery Paixão, os problemas da unidade vão desde a falta de algodão, equipamentos, medicamentos viaturas e profissionais. “A unidade é apenas o local, mas não tem qualquer condição de funcionamento. Servidores reclamam da falta de segurança, perseguição superior e até mesmo da falta de lençóis nos leitos para os pacientes. A cozinha do hospital está interditada pela Agevisa e funciona de precária em uma escola”, comentou o diretor.
As irregularidades observadas vão mais além: Os matérias descartáveis perfuro cortantes estão sendo armazenadas em caixas de soro (reaproveitadas) colocando em risco a saúde de servidores que podem ser contaminados. Os pacientes com tuberculose convivem lado-a-lado com pacientes comuns por falta de uma sala de isolamento. Os servidores não recebem há vários anos o percentual pela insalubridade por falta de laudo.
“O Sindsaúde já propôs elaborar o laudo de insalubridade de forma bipartite, em conjunto com o município, mas até hoje a Prefeitura não se pronunciou sobre o assunto”, disse o presidente Caio Marin. Segundo ele, nos próximos dias, o sindicato estará convocando uma assembleia para os servidores do município e vai deliberar a paralisação dos serviços por tempo indeterminado. Os servidores da Saúde de Guajará-Mirim aguardam ainda a elaboração de seu Plano de Carreira.
Fonte: Marcos Santana
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho inicia recuperação de mais de 280 maquinários parados há anos
Mais de 280 veículos e máquinas da Prefeitura de Porto Velho, que permaneceram parados por mais de dois anos, estão sendo recuperados pela atual ges

Porto Velho segue exemplo de outras capitais e decreta ponto facultativo para jogo da Seleção
A Prefeitura de Porto Velho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29), em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta

LDO de Léo Moraes é aprovada e garante concursos e aumento da receita
A Câmara Municipal de Porto Velho aprovou, durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei nº 21/2026, de autoria do prefeito Léo

Imóvel com estrutura comprometida é demolido após avaliação técnica da Defesa Civil de Porto Velho
Uma estrutura que há anos preocupava moradores, comerciantes e visitantes da região central de Porto Velho começou a ser removida nesta semana. A de
Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)