Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Seringueiras: Programa Título Já beneficiará 1.800 famílias


 

 

Gente de Opinião

Reunião referente ao cadastramento das famílias em Seringueiras

Seringueiras é mais um município de Rondônia que será beneficiado com o Titulo Já – Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana. O governo do estado vai disponibilizar 1.800 títulos definitivos de propriedade urbana, gratuitos, para as famílias do município.

O lançamento do Programa com a abertura do cadastramento será realizado pelo governo em parceria com a prefeitura, na quinta-feira (14),  às 8h, na quadra de esporte da escola estadual Oswaldo Piana.

Os títulos serão gratuitos para quem fizer o cadastro e atender aos critérios do programa, podendo se cadastrar os moradores dos setores 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7, os quais não pagarão nada pela emissão do documento, apenas levar os documentos necessários e atenderem as prerrogativas legais.

Com o Título Já, a população terá a posse de fato e de direito, bem como a valorização do seu imóvel. Também poderá buscar empréstimos e financiamentos junto às instituições bancárias.

Está prevista a entrega oficial do georreferenciamento e da topografia ao município, durante a solenidade. Esse trabalho técnico foi o primeiro passo para promover a regularização fundiária urbana.

A equipe da prefeitura fará a distribuição das senhas para o atendimento e entregará o check list com a documentação necessária para o cadastro.

Todos os procedimentos do Título Já foram passados para a comissão do município, em um treinamento realizado na sala de reuniões da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), em Porto Velho.

O treinamento foi conduzido pela coordenadora de regularização fundiária urbana, Quilvia Carvalho, que vê o procedimento como um facilitador. “O treinamento é o momento em que abordamos com detalhe todos o processo do cadastro e tiramos todas as dúvidas que possam surgir”, disse.

TÍTULO JÁ

O Título Já é uma parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça (TJ) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg), em que o TJ isenta os cartórios de pagar a taxa do Fundo Judiciário e a Anoreg estipula o valor de R$ 50,00 por registro de Título para ajuda de custo, o qual é pago pelo governo estadual, assim como o georreferenciamento e a topografia em alguns municípios, beneficiando a população de baixa renda com a entrega gratuita do Título Definitivo de Propriedade Urbana.


Fonte
Texto: Júlia Scherer
Fotos: Júlia Scherer
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

Novo espaço fortalece a parceria entre Sebrae e CDL e aproxima soluções, capacitações e orientação dos pequenos negócios da região

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cacoal inaugurou, no dia 9 de dezembro, a Sala Parceiro Sebrae, um novo ponto de atendimento voltado ao for

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Natal do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes

Com os portões abertos desde o último dia 21 de novembro, o Natal de Luz do Parque da Cidade já recebeu quase meio milhão de visitantes. O número expr

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

Crianças do Cosme e Damião vivem momento de acolhimento no Parque da Cidade

A biomédica Josiele Costa carrega no olhar a mistura de força e esperança que acompanha sua rotina nos últimos anos. Mãe de Miguel Samuel, de 3 anos,

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Ponto facultativo é decretado a partir do meio-dia desta quarta-feira (17)

Em Porto Velho será ponto facultativo para os servidores municipais a partir das 12h desta quarta-feira (17), em razão da final do Mundial de Clubes,

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)