Terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 20h10
Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lembrou o histórico do ensino técnico federal no Brasil, que comemora seu centenário com o aniversário de fundação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
De acordo com o senador, o que foi concebido como um instrumento político destinado às classes menos favorecidas se tornou, com o passar do tempo, um mecanismo de acesso democrático às conquistas científicas. “As instituições buscam diversificar programas e cursos para elevar a qualidade da oferta. Distribuída em todo território nacional, a rede forma profissionais para todos os setores da economia brasileira”, disse o senador.
Raupp informou que o governo federal pretende investir R$ 1,1 bilhão na expansão do ensino técnico federal no Brasil até o final de 2010 - cem novas unidades, informou, serão entregues em todo o país ainda no exercício de 2009.
Em relação a Rondônia, o senador destacou que no próximo dia 28, o Instituto Federal instala o campus da cidade de Cacoal, em atendimento ao projeto nº 408/2007, de sua autoria que criou a unidade de ensino na cidade. Ele também apresentou projetos no Senado criando escolas técnicas para as cidades de Buritis, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Ariquemes e Vilhena.
Na solenidade de instalação do campus de Cacoal estarão presentes, a deputada Marinha Raupp (PMDB), o Secretário N\acional de Educação Profissional, professor Eliezer Moreira, o reitor, professor, Vicente Jimenez, o prefeito Padre Franco, além de outras autoridades municipais. A Escola Auta Raupp será transformada para receber a unidade de ensino do Instituto Federal, frisou o senador.
“É um orgulho para Cacoal receber, a sua Escola Técnica Federal”, disse o senador ao registrar as suas homenagens ao centenário das Escolas Técnicas Federais no país. Ele agradeceu ao presidente Lula, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, ao Secretário Nacional de Ensino Profissional e Tecnológico, Professor Eliezer Moreira e ao Reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), professor Jiminez, pelo trabalho realizado em prol da expansão do ensino técnico-profissionalizante.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas
A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,
Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)