Terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 20h10
Em pronunciamento nesta terça-feira (22), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) lembrou o histórico do ensino técnico federal no Brasil, que comemora seu centenário com o aniversário de fundação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
De acordo com o senador, o que foi concebido como um instrumento político destinado às classes menos favorecidas se tornou, com o passar do tempo, um mecanismo de acesso democrático às conquistas científicas. “As instituições buscam diversificar programas e cursos para elevar a qualidade da oferta. Distribuída em todo território nacional, a rede forma profissionais para todos os setores da economia brasileira”, disse o senador.
Raupp informou que o governo federal pretende investir R$ 1,1 bilhão na expansão do ensino técnico federal no Brasil até o final de 2010 - cem novas unidades, informou, serão entregues em todo o país ainda no exercício de 2009.
Em relação a Rondônia, o senador destacou que no próximo dia 28, o Instituto Federal instala o campus da cidade de Cacoal, em atendimento ao projeto nº 408/2007, de sua autoria que criou a unidade de ensino na cidade. Ele também apresentou projetos no Senado criando escolas técnicas para as cidades de Buritis, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Ariquemes e Vilhena.
Na solenidade de instalação do campus de Cacoal estarão presentes, a deputada Marinha Raupp (PMDB), o Secretário N\acional de Educação Profissional, professor Eliezer Moreira, o reitor, professor, Vicente Jimenez, o prefeito Padre Franco, além de outras autoridades municipais. A Escola Auta Raupp será transformada para receber a unidade de ensino do Instituto Federal, frisou o senador.
“É um orgulho para Cacoal receber, a sua Escola Técnica Federal”, disse o senador ao registrar as suas homenagens ao centenário das Escolas Técnicas Federais no país. Ele agradeceu ao presidente Lula, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, ao Secretário Nacional de Ensino Profissional e Tecnológico, Professor Eliezer Moreira e ao Reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), professor Jiminez, pelo trabalho realizado em prol da expansão do ensino técnico-profissionalizante.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quinta-feira, 4 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)