Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Senador Acir solicita reabertura do Basa em Cujubim



Após quase um mês com a agência do Banco da Amazônia de portas fechadas, moradores do município de Cujubim já começam a contabilizar prejuízos e pedem apoio ao senador Acir Gurgacz, que promoveu reunião com pecuaristas e lideranças, na última sexta-feira, na Câmara de Vereadores. “Entramos em contato com a superintendência do Banco da Amazônia (Basa) e com a Secretaria de Segurança do Estado. Estamos tratando o assunto com urgência”, declarou o parlamentar.

O senador Acir Gurgacz entrou em contato com a superintendência do Basa, no Pará, com o objetivo de reabrir a agência do banco em Cujubim, que foi fechada no dia 12 após sofrer o terceiro assalto ao longo de três meses. Comerciantes e vereadores do município remeteram, na sexta-feira da semana passada, uma solicitação de auxílio ao senador pela volta à normalidade no município. “Recebi a informação do secretário de Estado de Segurança que Cujubim terá reforço policial”, explicou Acir.

O banco, com as portas fechadas, vem causando muitos problemas para os moradores de Cujubim. Segundo informou o vereador Valceni Doré Gonçalves, a prefeitura está até enviando os servidores para poder receber os salários em Ariquemes. “Isso não é apenas um incômodo, mas afeta também duramente o comércio local, pois as pessoas acabam indo fazer suas compras lá em Ariquemes, deixando de consumir aqui”, explicou o vereador.

Para o presidente da Câmara, vereador Moisés Ferreira dos Santos, não há motivos para o Basa fechar a agência de Cujubim. “O banco é para auxiliar o produtor rural, não dá para alegar que cause prejuízos ou coisa assim. E o problema não é com o banco, mas com a segurança”, considera Moisés. O senador Acir Gurgacz falou ontem mesmo com o secretário de Segurança do Estado, Marcelo Bessa, sobre o problema. “Cujubim tinha oito PMs no ano passado, hoje tem 18, mas eles têm apenas uma viatura para patrulhamento e operações. Assim fica complicado”, afirmou Gurgacz.

O senador afirmou que o secretário Bessa garantiu que o Estado está providenciando o fortalecimento da segurança na região de Cujubim com a criação de uma patrulha rural. “O secretário afirmou também que vão construir um novo posto da PM em Cujubim e melhorar a infraestrutura da corporação no município. Para o secretário o assunto é uma prioridade”, declarou o senador.

Fonte: Ascom do senador Acir
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam